




Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2026 @ 06:43
São Paulo - Evento gratuito promovido pela AESP ocorre no sábado e domingo, reúne emissoras concorrentes e destaca a força atual do rádio paulista
São Paulo será palco de uma grande comemoração da comunicação neste fim de semana, com a realização do Festival de Rádio e Televisão Paulista, promovido pela AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo. O evento acontece neste sábado (24) e domingo (25), coincidindo com o aniversário da capital paulista, das 10h às 18h, no Parque Villa-Lobos, com uma programação aberta ao público e voltada para toda a família. Essa união de rádios e grupos concorrentes ocorrerá em um momento especial para o meio, que tem visto crescimento no número de ouvintes únicos concentrado nas emissoras, segundo as pesquisas mais recentes da Kantar IBOPE Media, sendo também alusiva aos 90 anos da AESP.
Hoje, na Grande São Paulo, são 17 FMs cujo alcance supera a marca de 1 milhão de ouvintes únicos, quadro que deixa explícito o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Como o tudoradio.com costuma destacar, isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.
Esse dado de alcance é histórico e constante, patamar que tem sido comum nos últimos quatro anos, quando o meio oscila no número atual e chega a picos de 18 estações nessa condição. Para efeito de comparação, há uma década era comum ter até 12 emissoras em FM nessa mesma situação. E é esse desempenho que será novamente utilizado para mobilizar a população em um festival aberto ao público no Parque Villa-Lobos, fato que deverá gerar uma grande procura por parte dos ouvintes, com as emissoras já engajadas na divulgação da programação para este final de semana.
Idealizado inicialmente para marcar os 90 anos da AESP, o festival amplia seu propósito e destaca os verdadeiros protagonistas dessa trajetória: as emissoras de rádio e TV, seus fundadores, profissionais e o papel fundamental que esses veículos exercem na formação cultural e social do estado de São Paulo e do país, de acordo com a organização da grade. A proposta é oferecer uma comemoração voltada à história e à relevância da radiodifusão.

A estrutura do festival contará com palco principal para apresentações ao longo dos dois dias, praça de alimentação e espaço kids, voltado ao lazer das famílias. Um dos destaques será a exposição histórica, que apresentará ao público a evolução do rádio e da televisão paulista, desde seus primeiros momentos até os dias atuais. A mostra valoriza personagens, marcos e transformações tecnológicas que contribuíram para a construção do setor.
Com entrada gratuita, o festival também tem cunho solidário. Os visitantes que desejarem podem doar voluntariamente 1 quilo de alimento não perecível (preferencialmente arroz ou feijão), que será destinado a ações sociais. Outro serviço de relevância durante o festival será a presença do POUPATEMPO, que disponibilizará atendimentos e serviços à população, reforçando o caráter social do evento.
O Festival de Rádio e Televisão Paulista conta com patrocínio de VISITE SÃO PAULO, METRÔ SP, FIAT, PRODESP e ECAD, e apoio de CRF Promoções, tudoradio.com, Linear Denki, MBRTV (Museu Brasileiro de Rádio e Televisão), 51 Boa ideia, MGE Braodcast, ABRAS e Padaria Michelli.
Esse tipo de união do rádio, com emissoras concorrentes atuando como parceiras, já ocorreu em São Paulo e sempre foi recebido como um fato de grande relevância e repercussão. Uma delas foi a festa “Rádio + 100 anos”, realizada em 2022 pelas emissoras e pela AESP, evento voltado ao mercado que contou com cerca de 2.500 pessoas, entre profissionais de mídia e de comunicação. A partir disso, foi realizada uma série de eventos abertos ao público para comemorar o centenário do meio, sempre unindo as emissoras de rádio. Inclusive, houve a inauguração do Bulevar do Rádio, na região da Avenida Paulista, em 2024.

Região da Avenida Paulista vista a partir da Consolação. Região que é local de transmissão da maioria das FMs paulistanas / Biblioteca Canva


