



Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026 @ 09:11
São Paulo - Premiação tradicional chega à 70ª edição e reconhece destaques do rádio, incluindo projetos de acessibilidade e inovação
A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou na noite da última segunda-feira (26) os vencedores de 2025 em diversas categorias artísticas, incluindo Rádio, durante assembleia geral realizada na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. A 70ª edição do prêmio celebra sete décadas de atuação ininterrupta da entidade, marcada pela valorização da crítica e pela defesa da produção artística nacional.
Na categoria Rádio, o Grande Prêmio da Crítica foi concedido à Web Rádio ONCB (Organização Nacional dos Cegos do Brasil), em reconhecimento à democratização do acesso à informação e à cultura, com ênfase na inclusão e acessibilidade. O título de Profissional de Rádio foi entregue a Haisem Abaki, da Eldorado FM 107,3 de São Paulo, pelo comando dos programas Jornal Eldorado e Eldorado em Campo.
O destaque de Podcast ficou com Não Inviabilize, criado e apresentado por Déia Freitas, enquanto o prêmio de Programa Cultural foi para Tarde Nacional, da Rádio Nacional FM 87.7 de São Paulo. Na categoria Programa Musical, o vencedor foi o Moicast, podcast produzido e apresentado por Rodrigo Lima.
Já o troféu de Esporte foi para Energia em Campo – Futebol de torcedor para torcedor, da Energia FM 97.7 de São Paulo. O prêmio de Programa de Variedades foi concedido a Páginas da Infância, produzido e apresentado por Janaína Barros, da CBN FM 90.5 de São Paulo.
A votação foi conduzida pelos críticos Fausto Silva Neto, Marcelo Abud e Maria Fernanda Teixeira. A cerimônia de entrega dos troféus da 70ª edição da APCA está prevista para o mês de maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
O evento será realizado em parceria com a Associação Paulista Amigos da Arte e a Secretaria de Estado da Cultura, e a entidade segue em busca de apoios e patrocínios para viabilizar a celebração.



