




Terça-Feira, 03 de Fevereiro de 2026 @ 09:17
Votuporanga - Festival retorna à cidade natal após cinco anos e promete forte impacto na economia local durante o Carnaval
A FM Diário FM 89.9 de Mirassol (SP) e a Rádio Cidade FM 94.7 de Votuporanga (SP) foram confirmadas como rádios oficiais do Oba Festival 2026, evento que retorna a Votuporanga neste Carnaval e deve injetar mais de R$ 70 milhões na economia local. Considerado o maior Carnaval do interior paulista, o festival movimentará a cidade do noroeste do estado após cinco anos de ausência.
Segundo a organização do evento, o retorno do Oba Festival à sua cidade de origem marca o encerramento de um período iniciado com a pandemia, que impediu a realização de duas edições e levou o evento para São José do Rio Preto (SP) durante três anos. Agora, de volta a Votuporanga, o festival promete reunir mais de 20 mil foliões por dia em um município com cerca de 100 mil habitantes.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga, a expectativa é de que o evento movimente mais de R$ 70 milhões em setores como hospedagem, alimentação, comércio e serviços ao longo da semana do Carnaval. “O retorno do Oba Festival para Votuporanga representa muito mais do que a volta de um grande evento cultural. Do ponto de vista econômico, estamos falando de um impacto que ultrapassa os dias de festa”, afirma José Nelson Chino Bolotário, secretário da pasta.
A rede hoteleira da cidade já apresenta mais de 95% de ocupação, com expectativa de atingir lotação máxima nos próximos dias. O aluguel de imóveis por temporada também cresce. “Neste período, o valor do aluguel pode ser até três vezes maior do que fora de temporada. É uma oportunidade de reforçar o caixa”, destaca o empresário Luan Henrique Santana Rui, que inclusive adaptou um cômodo de seu escritório para hospedagem.
Além do setor de hospedagem, o comércio local acompanha com otimismo a movimentação. De acordo com a Associação Comercial de Votuporanga, o festival deve impulsionar as contratações temporárias, especialmente nos segmentos de hotelaria, alimentação e beleza. Estimativas do Sindicato dos Trabalhadores Hoteleiros de Votuporanga e região apontam um crescimento de até 70% na contratação de mão de obra temporária.
Especialistas comparam o impacto do festival ao da tradicional Festa do Peão de Barretos, que transforma a cidade durante o evento. Em Votuporanga, o Oba Festival tem papel semelhante, projetando o município nacionalmente e promovendo um ciclo de consumo que beneficia pequenos empreendedores e trabalhadores locais.



