Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 14 de Abril de 2026 @ 19:07

UFRGS promove evento sobre o futuro do rádio em comemoração aos 10 anos do NER

Porto Alegre - Evento em Porto Alegre reúne profissionais do mercado para debater tendências, formatos e os impactos das transformações tecnológicas no rádio

Publicidade

O Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promove, no próximo dia 28 de abril, o evento Rádio 2026: Mídia do Futuro, marcando o início das comemorações pelos 10 anos do grupo de pesquisa. A atividade será realizada das 19h às 21h, na Sala Coqueiro do Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre (RS), com participação gratuita.

O encontro reunirá profissionais experientes do mercado gaúcho de rádio para discutir as perspectivas do meio diante das transformações tecnológicas e de linguagem. O painel abordará diferentes formatos radiofônicos, como adulto-contemporâneo, jovem, jornalismo e popular, reunindo representantes de emissoras da capital e do interior.

Participam do bate-papo Antônio Carlos Macedo (Rádio Gaúcha), Denise Cruz (102.3 FM), Mauri Grando (92 FM), Oziris Marins (Rádio Bandeirantes), Rodrigo Giacomet (União FM) e Sérgio Zambiasi (Rádio Caiçara). A mediação será do consultor e palestrante Fernando Morgado.

O NER é coordenado pelo professor Luiz Artur Ferraretto e pela doutoranda Valesca de Deus Menezes. O grupo é certificado pela UFRGS junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da universidade.

De acordo com Ferraretto, a proposta do evento é reunir diferentes perfis profissionais e formatos de rádio, promovendo um ambiente de troca entre mercado e academia. “Buscamos contemplar os principais formatos de rádio, reunindo veículos do interior e da capital, diferentes grupos de comunicação e uma diversidade de perfis profissionais. Este é um momento de reconhecimento, por parte da universidade e do ambiente acadêmico, da contribuição desses profissionais. Também é uma oportunidade de aprendizado para estudantes, jornalistas e interessados em rádio”, afirma.

As vagas para participação presencial foram esgotadas rapidamente. Por conta disso, o NER informou que disponibilizará posteriormente a gravação em vídeo do evento em seu canal no YouTube.

Serviço
Evento: Rádio 2026: Mídia do Futuro
Local: Centro Cultural da UFRGS – Sala Coqueiro
Endereço: Rua Engenheiro Luiz Englert, 333 – Porto Alegre (RS)
Data: 28 de abril
Horário: das 19h às 21h
Realização: Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da UFRGS

Tags: rádio, UFRGS, NER, mercado de rádio, Porto Alegre, evento de rádio, futuro do rádio

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2026 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.