




Domingo, 19 de Abril de 2026 @ 20:32
Las Vegas (EUA) - Executivo destacou atuação regulatória, defesa do AM nos veículos, concorrência com plataformas digitais e a necessidade de adoção de novas tecnologias como pontos centrais para o futuro do setor
A abertura do Fórum de Pequenos e Médios Mercados de Rádio no NAB Show 2026, realizada neste domingo (19), contou com a participação de Curtis LeGeyt, CEO da NAB (National Association of Broadcasters). O evento, que está sendo acompanhado em tempo real pelo tudoradio.com, reuniu executivos e profissionais do setor para discutir os rumos da radiodifusão em diferentes mercados. A cobertura especial do NAB Show 2026 conta com os apoios da ABERT, a BeAudio, a AMIRT e o MidiacomPB.
Durante sua apresentação, LeGeyt ressaltou que o rádio vive um momento de transformação, com pressão crescente de plataformas digitais e necessidade de adaptação por parte das emissoras. “Estamos em um ambiente de mídia em rápida mudança, com novos desafios, mas também com oportunidades reais para o rádio”, afirmou.
O executivo destacou que, independentemente do porte das operações, há uma convergência nos desafios enfrentados pelas emissoras. “Seja em grandes centros ou em pequenos mercados, muitos dos desafios são semelhantes. No fim do dia, são as decisões inteligentes nas estações que fazem a diferença no crescimento e na relevância do rádio em suas comunidades”, pontuou.
Entre os principais pontos de ação, LeGeyt reforçou a necessidade de fortalecimento da proposta de valor do rádio diante da concorrência com big techs e plataformas digitais. “É fundamental que as emissoras ampliem sua capacidade de conexão com o público e evoluam sua presença em múltiplas plataformas”, disse.
A incorporação de novas tecnologias também foi destacada como prioridade. “Temas como inteligência artificial, podcasting e estratégias digitais não são mais opcionais — eles são parte central do futuro do rádio”, afirmou, ao citar a programação do NAB Show 2026.
Outro ponto relevante abordado foi a atuação da NAB em Washington, especialmente em relação à regulação do setor. “Estamos trabalhando diretamente com a FCC para garantir um ambiente competitivo mais justo, diante da força das plataformas digitais”, destacou.
A defesa do rádio AM também ganhou espaço na fala do executivo, principalmente no contexto da sua presença em veículos conectados. “Estamos lutando para garantir que o rádio AM continue acessível aos ouvintes, inclusive em automóveis, e que não seja simplesmente removido por decisões tecnológicas ou comerciais”, alertou.
LeGeyt ainda mencionou iniciativas ligadas à remuneração de conteúdo e à relação com plataformas digitais. “Seguimos avançando em discussões importantes para assegurar que o conteúdo produzido pelo rádio seja valorizado e protegido”, afirmou.
Por fim, o CEO da NAB reforçou o papel do NAB Show como ambiente estratégico para o setor. “Aqui, reunimos as ferramentas, ideias e conexões necessárias para ajudar o rádio a navegar por esse novo cenário e seguir relevante para suas comunidades”, concluiu.

Cobertura NAB Show 2026 tudoradio.com
O tudoradio.com acompanha novamente o NAB Show direto do Las Vegas Convention Center, local onde será realizada a feira e o congresso entre 18 e 22 de abril, nos Estados Unidos, em trabalho realizado com a Mentoria Cristiano Stuani. Toda a programação paralela ao NAB Show, realizada para radiodifusores brasileiros, também terá atenção especial na cobertura. A Cobertura NAB Show 2026 tudoradio.com tem como parceiros apoiadores a ABERT, a BeAudio, a AMIRT e o MidiacomPB.
+ Confira aqui todas as notícias publicadas pelo tudoradio.com sobre o NAB Show 2026



