




Quarta-Feira, 15 de Julho de 2026 @ 13:14
Brasília - Nova atração produzida pela Rádio Unesp FM passa a integrar a programação da emissora pública da EBC com foco na valorização da música instrumental brasileira e de seus principais intérpretes
A Rádio Nacional estreou na última segunda-feira (13), às 23h, o programa Brasil Instrumental, nova atração dedicada à música instrumental brasileira. A produção da Rádio Unesp FM passa a integrar a grade da emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com exibição semanal.
O programa apresenta um panorama da música instrumental produzida no país, reunindo obras de instrumentistas, compositores e arranjadores brasileiros. A proposta é destacar a diversidade e a riqueza da produção nacional, com espaço tanto para nomes consagrados quanto para novos talentos do gênero.
Com apresentação de Wellington Leite e produção de Cilene Barros, a atração traz interpretações de artistas como Hamilton de Holanda, além de outros músicos que representam diferentes formações, estilos e trajetórias da música instrumental brasileira.
O Brasil Instrumental é uma das sete produções de emissoras integrantes da RNCP selecionadas em chamada pública para integrar a programação das rádios da EBC. No início deste mês, a Rádio MEC iniciou a veiculação dos programas Piano Forte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Aquarela, produzido pela Rádio Universidade AM, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

As próximas estreias previstas na Rádio Nacional contemplam os programas Beco da Bossa, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Abracadabra, da Rádio Cultura do Pará, e Amazônia Sonora, da Rádio Encontro das Águas FM. Já a Rádio MEC deverá incorporar em agosto o programa Unespinha, também produzido pela Rádio Unesp FM.
O resultado da chamada pública foi anunciado em 18 de maio, durante o Encontro da RNCP, realizado no Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo ampliar a diversidade da programação das emissoras públicas, fortalecer a integração entre as rádios parceiras e incentivar a produção regional de conteúdos de interesse público.
Com informações da EBC


