



Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2026 @ 09:14
Florianópolis - Ação “Notícias falsas, danos reais” será veiculada no rádio, na televisão e nas redes sociais, destacando riscos da desinformação e a importância da checagem
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) colocou no ar uma nova campanha de conscientização sobre a disseminação de notícias falsas. Com o tema “Notícias falsas, danos reais”, a iniciativa conta com conteúdos destinados ao rádio, à televisão e às redes sociais e busca chamar a atenção para as consequências que a desinformação pode provocar na vida de pessoas e instituições. A campanha também reforça a importância da checagem antes do compartilhamento de conteúdos.
Criada pela agência 9MM Comunicação, de Florianópolis, a ação destaca que uma informação falsa não fica restrita à tela de um celular. Segundo a proposta da campanha, conteúdos compartilhados sem verificação podem desencadear uma reação em cadeia, atingindo reputações, relações familiares, amizades e até ambientes de trabalho.
A ACAERT também chama a atenção para possíveis consequências legais relacionadas à divulgação de informações falsas. Conforme destacado pela entidade, dependendo do conteúdo e das circunstâncias, o compartilhamento pode resultar em responsabilizações relacionadas a crimes como calúnia e difamação. A campanha também alerta para a disseminação de fake news durante o período eleitoral.
Outro ponto abordado pela iniciativa é o papel dos veículos tradicionais na apuração das informações. A entidade destaca que Santa Catarina conta com mais de 280 emissoras de rádio e televisão e ressalta a atuação de profissionais e empresas responsáveis pela produção e divulgação dos conteúdos transmitidos por esses meios.
“A iniciativa da ACAERT é fundamental para conscientizar a sociedade sobre os impactos da desinformação e a responsabilidade de cada cidadão antes de compartilhar qualquer conteúdo. Ao mesmo tempo, valoriza o papel do rádio e da televisão como fontes de informação confiáveis. E em um período eleitoral, quando a circulação de informações falsas pode influenciar escolhas e gerar consequências legais, reforçar a importância de parar, verificar e confirmar é também fortalecer o jornalismo profissional e a democracia”, afirma o vice-presidente de Marketing da ACAERT, Adriano Araldi.
A orientação central da campanha é para que o público verifique a procedência das informações antes de repassá-las. A associação reforça que notícias inventadas ou conteúdos fora de contexto podem provocar constrangimentos, prejudicar reputações e ampliar os efeitos da desinformação quando ganham escala por meio das redes sociais.
A campanha “Notícias falsas, danos reais” tem criação de Bárbara Kern e Edu Pereira, com Bárbara Kern também como head de criação. A produção audiovisual ficou a cargo da Boralá Filmes, com direção de Dani Martins, enquanto a produção de áudio foi realizada pela Eletro Groove Música. A campanha foi aprovada por Mário Neves.



