




Quarta-Feira, 09 de Setembro de 2026 @ 13:17
Porto Alegre - Painel on-line vai reunir profissionais de rádios comunitárias e educativas para discutir desafios e perspectivas de veículos não comerciais
O Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizará no próximo dia 29 de setembro, das 19h às 21h, a segunda edição do evento Rádio 2026 Mídia do Futuro. A atividade será dedicada às perspectivas das emissoras comunitárias e educativas e reunirá profissionais que atuam em veículos não comerciais. O encontro será gratuito e transmitido de forma on-line pelo canal do NER no YouTube.
O painel integra a programação comemorativa dos 10 anos de atividades do Núcleo de Estudos de Rádio. A proposta é discutir o papel e os desafios de emissoras que têm entre seus objetivos a formação da cidadania, a democratização da informação, a difusão cultural e a abordagem de questões relacionadas ao cotidiano das comunidades atendidas.
Participarão do encontro Cláudio Remião, da Rádio da Universidade da UFRGS; Geremias dos Santos, da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço Brasil); Priscila Xavier, da Frei Caneca FM, do Recife; Sandro Padilha, da UCSfm, de Caxias do Sul; e Gilson Piber, da Universidade AM e UniFM, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Segundo o coordenador do NER, professor Luiz Artur Ferraretto, as rádios não comerciais exercem uma função ligada à democratização da informação e à construção da cidadania. “As rádios não comerciais são sobretudo emissoras voltadas à democratização da informação, à construção da cidadania e à difusão cultural em sentido amplo. Seu conteúdo necessariamente deve contemplar a diversidade de visões da sociedade, incluindo aquelas minoritárias, que frequentemente não são abordadas em profundidade pelos veículos hegemônicos”, afirma.
O Núcleo de Estudos de Rádio é coordenado por Ferraretto e pela doutoranda Valesca de Deus Menezes. O grupo de pesquisa é certificado pela UFRGS junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da universidade.
Também integram o núcleo os pesquisadores Andrei Rossetto, Bruno Balacó, Bruno Pancot, Francielly Brites, Ian Tâmbara, Izani Pibernat Mustafá, Jhandrei Dias Nunes, Lucas Piovesan, Luiz Vicente Souza Medeiros, Maria Eduarda Romagna e Mariane Quadros.
As inscrições para o Rádio 2026 Mídia do Futuro podem ser realizadas pela plataforma Doity. O NER também concederá certificados aos participantes da atividade.



