Sábado, 31 de Março de 2018 @ 10:19

Fanática FM deixa o dial FM do Rio de Janeiro. Migração AM-FM avança no final de março

São Paulo - Mapa de atualização do tudoradio.com teve uma reta final de março bem agitada 

Publicidade

O Rio de Janeiro foi palco de várias mudanças no dial FM neste mês de março, sendo duas novidades no início do mês e mais duas no final. Porém a capital fluminense não foi um caso isolado de alterações no dial brasileiro, este que viu o processo de migração AM-FM avançar de forma significativa na última quinzena de março, movimentação que foi acompanhada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

adstexto

No Rio, após começar o mês com as novidades RIO FM 102.9 e Rádio Mania FM 91.1, a reta final de março contou com a mudança no nome fantasia e no projeto da atual 97 FM 97.1, estação que antes atendia com o nome de “Top Rio FM”. A rádio que parte com o seu sinal de Piraí, adotou o nome fantasia de 97 FM e se manteve no gênero musical popular/eclético. 

Porém o formato popular/eclético, este que contou com as novidades RIO FM, Rádio Mania e agora a 97 FM, acompanhou ontem (30) as 23h59 o encerramento da Fanática FM 104.5, projeto que ocupou a sintonia nos últimos dois anos. Até o fechamento deste texto a 104.5 FM estava executando uma grade musical popular sem nome fantasia, apenas identificando o prefixo com a razão social da FM (Rádio Comunicadora FM).

Outra novidade envolvendo o dial do Rio de Janeiro é o fato da 540 AM de Niterói (RJ) passar repetir o sinal da Feliz FM 89.5. Com isso o nome Rádio Fluminense deixa novamente o dial. A informação foi antecipada nesta madrugada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Migração AM-FM

A reta final de março contou com novidades no processo de migração AM-FM em emissoras das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Mato Grosso do Sul viu o avanço de três novas FMs em seu dial, enquanto o Paraná se manteve na dianteira de migrantes já em FM com a estreia da Terra Brasil FM 100.5 de Terra Roxa (PR).

Os maiores centros que foram beneficiados pela migração AM-FM no final de março foram Natal (RN) e Bauru (SP). O primeiro viu o inicio das atividades da Rádio Rural FM 91.9, enquanto o interior paulista observou o inicio das atividades da 91.5 FM de Bauru, esta que ainda está em testes e é fruto da migração da 1160 AM (antiga Rádio Bandeirantes).

Redes

Duas estreias no final de março: a rede Massa FM passou a contar com a Massa FM 103.5 de Miracatu (SP), emissora com cobertura entre São Paulo e Curitiba. A rede também trocou de canal em Londrina (PR). Já a Jovem Pan FM inaugurou a Jovem Pan FM 98.3 de União da Vitória (PR), com cobertura entre o interior paranaense e o norte de Santa Catarina.

Acompanhe estas e as demais novidades através do Mapa da Atualização do tudoradio.com (clique aqui).

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19315-fanatica-fm-deixa-o-dial-fm-do-rio-de-janeiro-migracao-am-fm-avanca-no-final-de-marco