Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 26 de Março de 2018 @ 10:55

Massa FM já opera a partir de novo canal na região de Londrina

Londrina - A partir da meia-noite desta segunda-feira (26) a Massa FM deixou o canal 90.7 FM para operar em 97.3 FM

Publicidade

Após um longo período de espera a Rede Massa FM finalmente ampliou a sua capacidade de sinal na região de Londrina. A Massa FM 97.3 já está no ar desde a meia-noite de hoje (26), deixando a operação em 90.7 FM (canal ocupado pela rede desde a sua estreia na região). A mudança de canal amplia a penetração do sinal da estação em Londrina, cidade-alvo da FM, cujo sistema irradiante instalado no município de Rolândia foi completamente reformulado pela Massa FM. A informação sobre a troca de canal foi antecipada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com na madrugada desta segunda-feira (26):

Com a finalidade de ampliar a sua capacidade de cobertura de sinal em Londrina, Cambé e Ibiporã, há alguns anos a Massa FM entrou com um processo na Anatel para ampliação de seu porte técnico. O processo foi encerrado nesta segunda-feira (26) com a inauguração das operações a partir do canal 97.3 FM. Para ser possível a ampliação de sua cobertura, a rádio teve que deixar a sintonia 90.7 FM, fato que possibilitou que sua classe de operação fosse alterada de C para B1 (saiba mais).

Rolândia é a cidade-sede da concessão que abriga a Massa FM, local cuja altitude é superior à dos municípios à leste de sua localização (incluindo Londrina). Isso já auxiliava a propagação de sinal em 90.7 FM e, com ampliação no porte técnico, a percepção é de uma melhora mais significativa no sinal da FM a partir de 97.3 FM em Londrina (cidade com muitas edificações elevadas, o que cria obstáculos nos sinais de rádio).

A Massa FM de Londrina encara a mudança como uma “segunda inauguração”. Campanhas divulgam a presença da FM no novo canal. A ida para 97.3 FM também posicionou a Massa FM mais próxima das demais FMs de Londrina no dial FM, tendo agora a Paiquerê FM 98.9 (atual líder geral de audiência na cidade / Kantar Ibope Media) a estação mais próxima de sua sintonia na cidade.


Campanha de expectativa feita pela Massa FM para a troca de canal em Londrina / Reprodução - Facebook

A Massa FM opera na região de Londrina desde o dia 16 de outubro de 2008, ou seja, completará em breve 10 anos na região.

Espremeu 

Melhor em Londrina, mas mais “congestionamento” em outras regiões. A presença da Massa FM em 97.3 FM posicionou a estação como “vizinha de canal” das rádios Maringá FM 97.1 de Maringá (nas regiões de Apucarana e Arapongas) e Rádio T FM 97.5 de Andirá (na região de Cornélio Procópio). Também há uma certa alternância de cobertura das rádios Massa FM 97.3 e Rádio T FM 97.3 de Telêmaco Borba na região de Mauá da Serra (eixo rodoviário que liga o norte do estado à capital - região de considerável altitude), ficando a cargo da Serra do Cadeado a divisão de cobertura dessas duas FMs.

Sinais em FM - Veja como está a configuração atual dos dials em FM nas regiões de Londrina, Maringá e da Serra do Cadeado: clique aqui.

Tags: Rádio, Massa FM, Londrina, frequência, mudança

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.