Sexta-Feira, 25 de Outubro de 2019 @ 07:30

O Rádio hoje | Reino Unido: Rajar aponta crescimento da audiência de rádio digital e do uso de smart speakers

São Paulo - No geral, rádio segue com alcance elevado no Reino Unido, com 88% da população ouvindo semanalmente

Publicidade

A Rajar, instituto especializado em medições de audiência no Reino Unido, atualizou o panorama do meio rádio para o terceiro trimestre de 2019 (julho, agosto e setembro). Segundo o relatório, foi constatado um crescimento da audiência de rádio digital na comparação com o último trimestre, situação semelhante para uso das smart speakers (caixas de som inteligentes), que também constatou um avanço. Já no alcance geral, o rádio continua com números expressivos, com 48,5 milhões de pessoas ouvindo rádio semanalmente. Acompanhe:

Adstexto

O meio Rádio, no total, alcança 88% da população adulta (15 anos ou mais) do Reino Unido, porcentagem que representa 48,5 milhões de pessoas (dado referente ao terceiro trimestre de 2019, ou seja, o último válido). Em relação ao mesmo período dos anos anteriores, há uma variação negativa mínima, considerando que o rádio costuma oscilar entre 89% e 90% (pico em 2017) na comparação com todos os terceiros trimestres de cada ano (desde 2013).

E, na distribuição da audiência por locais, 59% dela está nas residências no Reino Unido, 25% em veículos e 16% no trabalho / outros locais.

Sintonia digital

O DAB+, que é o formato de transmissão de rádio digital utilizado na Europa, ampliou o seu share em relação ao segundo trimestre de 2019 e também ao mesmo período do ano passado. Em relação ao último panorama, a participação da audiência concentrada nesse formato de transmissão foi de 56% para 56.8% na pesquisa atual e, em relação ao terceiro trimestre de 2018, a variação foi de 52.4% para o já citado valor de 56.8% no relatório atual.

Em relação ao tempo destinado ao rádio digital no Reino Unido, o DAB+ foi de 69% (392 milhões de horas por semana no total da audiência, não média, referente ao segundo trimestre de 2019) para 70% (393 milhões no terceiro trimestre deste ano).

O Rádio digital pelo mundo:
> Sessão do NAB Show analisa a evolução do Rádio Digital pelo mundo

No geral da população, 65% da população adulta do Reino Unido (15 anos ou mais) sintoniza o rádio digital DAB+ todas as semanas, mesmo volume constatado no segundo trimestre de 2019.

O rádio hoje:
> No Brasil: Kantar Ibope Media lança o Inside Radio 2019 e aponta que meio atinge todas as idades no Brasil
> Nos Estados Unidos: Nielsen aponta que o rádio segue na liderança de alcance entre todas as plataformas nos Estados Unidos
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Avanço das smarts speakers

Na última matéria que o tudoradio.com realizou sobre o panorama do Reino Unido, com base no levantamento da Rajar, o portal destacou o avanço da presença das smarts speakers por lá (caixas de som inteligentes, como Google Home, Alexa da Amazon, HomePod da Apple, entre outras). E o panorama na pesquisa atual é novamente de crescimento.

A Rajar indica que, neste terceiro trimestre de 2019, 28% dos adultos (15 anos o mais) possuem pelo menos uma smart speakers ativa, sendo que 18% desse público utiliza o dispositivo todos os dias. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, 26% possuíam pelo menos uma smart-speaker. Vale lembrar que 94% desses proprietários afirmam ouvir rádio ao vivo.

Os dados são da Rajar Audio Meansurement, relativo ao terceiro trimestre de 2019, população acima dos 15 anos no Reino Unido.

Veja também:
> Reino Unido: 94% dos usuários de smart speakers ouvem rádio ao vivo, diz Rajar

Com colaboração de David Duck. Informações da Rajar Audio Meansurement

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22450-o-radio-hoje-reino-unido-rajar-aponta-crescimento-da-audiencia-de-radio-digital-e-do-uso-de-smart-speakers