Quarta-Feira, 07 de Agosto de 2019 @ 07:33
São Paulo - Caixas de som inteligentes já são utilizadas por 26% dos adultos no Reino Unido. Rádio segue alcançando 89% da população
A Rajar, importante instituto de pesquisa europeu, atualizou os dados de consumo da mídia rádio no Reino Unido, números válidos para o segundo trimestre de 2019. Segundo a pesquisa, 89% da população do Reino Unido (48.8 milhões de adultos), ouvem rádio semanalmente. Um número que chama a atenção é relacionado aos proprietários de smart speakers (caixas de som inteligentes), estes que em sua maioria ouvem rádio ao vivo.
Segundo o recorte realizado na pesquisa Rajar Data Release, 26% dos adultos no Reino Unido (pessoas acima dos 15 anos) já utilizam uma smart speaker (Alexa, Google Home, HomePod, entre outras). Desse uso, 94% dos proprietários desses dispositivos escutam rádio ao vivo. Vale lembrar que as caixas de som inteligentes utilizam o streaming ao vivo das rádios (não o ar - FM/AM).
Gráfico da Rajar indicando o uso de smart speakers no Reino Unido e em relação ao rádio
Em números gerais, neste segundo semestre de 2019, foram 48.8 milhões de pessoas impactadas pelo rádio no Reino Unido, representando 89% da população. Isso resulta numa média de 20.8 horas de escuta de rádio ao vivo por semana, totalizando 1.015 bilhão. No alcance há um recuo na média em relação aos anos de 2017 e 2018, mas o volume sempre esteve próximo à marca de 89%.
Por plataforma, 6% da população do Reino Unido escuta rádio ao vivo via DAB (rádio digital) por semana, número crescente na região. Para se ter uma ideia, o total da participação da audiência do rádio digital é de 56% neste segundo trimestre de 2019, contra 50.2% no mesmo período em 2018 e 48.7% em 2017. Em 2012, no segundo trimestre daquele ano, a participação do rádio digital na audiência era de 31.5%.
Veja também:
> Nielsen aponta que o rádio é uma boa aposta comercial em um mundo de mídia fragmentada
> Nielsen aponta que o rádio segue na liderança de alcance entre todas as plataformas nos Estados Unidos
O celular também é uma ferramenta importante para a audição de rádio no Reino Unido. 31,5% da população entre 15 e 24 anos utilizam o dispositivo (ou tablet) para ouvir rádio, superior ao 26.8% dos adultos acima dos 25 anos. A média, neste segundo trimestre de 2019, é de 27.5% (superior ao volume de 2018 ou a média histórica: em 2012 esse percentual era de 11.2%).
Por fim, 60% da audiência de rádio no Reino Unido está presente nas residências, enquanto 24% em automóveis (carros, vans, etc) e 16% no trabalho ou em outros locais).
Os dados são da Rajar Audio Meansurement, relativo ao segundo trimestre de 2019, população acima dos 15 anos no Reino Unido.
Recomendamos:
> Análise: Estudo da Strategy Analytics aponta como que o rádio pode manter a sua relevância em automóveis conectados
> Panorama: Receptor FM/AM segue como principal fonte de conteúdo de áudio nos Estados Unidos. Streaming avança
> Pesquisa Ipsos reafirma força do rádio, crescimento do áudio e a convivência do meio com os podcasts
> Curiosidade: Rádio e Podcasts são fontes de música para consumidores no Canadá, diz Nielsen
Com colaboração de David Duck. Informações da Rajar Audio Meansurement
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.