Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019 @ 07:31

O Rádio hoje | Nielsen aponta que o rádio segue na liderança de alcance entre todas as plataformas nos Estados Unidos

São Paulo - São 92% de alcance semanal entre a população adulta. Detalhe: levantamento também mostra que adolescentes também consomem o meio

Publicidade

A Nielsen divulgou um estudo sobre a estabilidade e liderança do rádio em relação ao consumo do veículo entre a população dos Estados Unidos. Entre o público com 18 anos ou mais, o rádio segue com 92% de alcance semanal, sendo 132,4 milhões de norte-americanos impactados pelo rádio mensalmente (98% de alcance mensal).  O volume é superior ao alcance dos smartphones (81%), TV (87%), PC (54%), TVs-dispositivos conectados (52%) e tablets (46%). Detalhe: há a possibilidade de audição de programação de rádio em praticamente todos os demais dispositivos, algo não incluso no alcance que é relativo ao receptor FM/AM.

O alcance elevado e estável, fortalece o papel comercial do rádio, segundo a Nielsen. "O rádio se conecta com o público certo no momento certo, especialmente quando os consumidores estão por aí, prontos para fazer compras e comprar. Os consumidores usam o rádio principalmente quando estão longe de casa. A audição fora de casa durante a semana inteira é mais de duas vezes maior (69%) do que a audição em casa (31%)", destaca o estudo.


Alcance de cada plataforma-dispositivo nos EUA/ Fonte: Nielsen

O levantamento também mostra que a população "teen", ou seja, aquela de 12 a 17 anos, também consome rádio, além de seus formatos preferidos (tendo o Pop CHR, ou Pop-top 40, na liderança - veja logo abaixo). A Nielsen mostra que 93% dessa população jovem é impactada mensalmente pelo rádio, com um volume absoluto de 23,3 milhões de pessoas. 

A Nielsen destaca que, além de estável em seu alcance ao longo dos anos (sem deixar esse patamar acima dos 90%), o rádio também conta com uma alta demanda por faixas etárias e grupos sociais diferentes, gerando uma audição bem diversificada. 


Formatos mais consumidos por cada grupo etário, gênero e etnia nos Estados Unidos / Fonte : Nielsen 

Recomendamos:
> Pesquisa Ipsos reafirma força do rádio, crescimento do áudio e a convivência do meio com os podcasts 
> Panorama: Receptor FM/AM segue como principal fonte de conteúdo de áudio nos Estados Unidos. Streaming avança 
> Mais Europa: 89% da população do Reino Unido ouve rádio todas as semanas segundo medição da Rajar 

"Como a maioria das rádios é consumida fora de casa (particularmente ao dirigir de e para o trabalho ou fazer recados), ela oferece uma oportunidade significativa para que profissionais de marketing e anunciantes entreguem suas mensagens antes de um possível ponto de compra. O sucesso contínuo e a resiliência do rádio se devem em grande parte ao espaço invejável que ele ocupa no console automotivo. É gratuito, onipresente e na ponta dos dedos de praticamente todos os consumidores na estrada hoje. A maior parte da audição longe do rádio acontece no carro: 66% ocorre durante a semana total, 71% durante o horário normal de trabalho de segunda a sexta-feira e 79% nos fins de semana", destaca o estudo da Nielsen.


Comparativo do consumo do rádio no trajeto ou em casa nos EUA (toda a semana, semana de trabalho, em trajeto/dirigindo, finais de semana) / Fonte: Nielsen

O estudo da Nielsen também destaca o consumo de Podcast e o uso dos dispositivos smart speakers por mercado (praça) nos Estados Unidos. Washington lidera o volume de consumo de podcast, seguido por Seattle. Já Nova York é o mercado que conta com o maior uso das famosas caixas de som inteligentes. 

Smarts speakers e Podcast:
> Previsão: Smart speakers devem ter um crescimento de 82% entre 2018 e 2019 
> Estudo estima que podcast pode render cerca de US$ 1 bilhão até 2021 nos Estados Unidos 
> Mercado de olho: iHeartMedia, grupo de rádios, já é a maior plataforma comercial de podcasts dos Estados Unidos 

 

Tags: Nielsen, Estados Unidos, audiência, comportamento, consumo, audiência, formatos, públicos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.