Quarta-Feira, 18 de Março de 2020 @ 07:33

Coronavírus: Federação faz alerta aos comunicadores sobre prevenção e ressalta papel do Rádio e TV

Brasília – Profissionais de rádios que não estão ligados diretamente à área artística já estão atuando em home office

Publicidade

A Federação Nacional de Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) emitiu um alerta sobre os cuidados que os comunicadores de Rádio e TV devem ter durante o período de pandemia do coronavírus, causador da doença Covid-19. A entidade também destacou a importância dos meios de comunicação na propagação de notícias e informações importantes sobre a prevenção ao vírus. O último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 291 infectados pelo coronavírus no Brasil. Como forma de prevenção, o tudoradio.com destacou diversas rádios já adotaram o sistema de home office para profissionais que não atuam no setor artístico.

adstexto

Assinado pelo presidente da entidade, Guliver Leão, o alerta da Fenaert ressalta o papel dos comunicadores na produção de conteúdo relevante e factual. Mas é importante também manter a prevenção para evitar a disseminação do Covid-19 com ações de higienização e cuidados específicos. A recomendação do Ministério da Saúde é para que pessoas com sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar fiquem em isolamento.

Recomendamos:
> Especial: Coronavírus muda rotina de trabalho das emissoras e pode reafirmar importância da mídia
> Coronavírus: o papel do rádio no combate à pandemia - por Fernando Morgado

A federação enfatiza os cuidados recomendados, que são sempre lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel e evitar aglomerações, além de evitar contato físico. Os comunicadores devem ficar atentos aos seus equipamentos de uso diário, que também devem ser higienizados, como celulares, microfones, e até mesmo teclado e mouse, que costumam ser esquecidos. 

A Fernaert também ressaltou que é fundamental a comunicação de sintomas para realização do teste e afastamento, a fim de prevenir a disseminação e a preservação da saúde do profissional. “Neste momento, vamos todos nos unir em torno das medidas necessárias para evitar que o vírus se espalhe e também no cuidado da divulgação de informações precisas e relevantes”, completa Guliver Leão, presidente da Federação Nacional de Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert).

A divulgação de notícias de interesse público com objetividade e veracidade é de suma importância, mas os cuidados de prevenção também são essenciais para manter a população atualizada diariamente. Por isso, a Fenaert alerta para que todas as recomendações do Ministério da Saúde sejam respeitadas e, em caso de novas diretrizes, divulgará as ações necessárias.

Veja também:
> Em tempos da disseminação do coronavírus, temas como saúde e segurança são a principal prioridade de rádios em diferentes países
> Coronavírus: Profissionais da Kiss FM iniciam sistema de trabalho por home office em São Paulo
> Coronavírus já afeta rotina de rádios no interior. Costa do Sol FM também adere a sistema de trabalho por home office

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23183-coronavirus-federacao-faz-alerta-aos-comunicadores-sobre-prevencao-e-ressalta-papel-do-radio-e-tv