Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Terça-Feira, 17 de Março de 2020 @

Coronavírus: o papel do rádio no combate à pandemia

Publicidade
Ainda que alguns insistam em dar de ombros, o fato é que a pandemia do novo coronavírus alterou por completo a rotina de parte importante da população mundial. O medo de ser contaminado fez milhões de pessoas se refugiarem em casa, evitando ao máximo o contato social. São gravíssimas as consequências econômicas dessa situação. Trata-se de uma crise sem precedentes na história recente da humanidade.

É justamente em momentos assim, tão delicados, que descobrimos com quem podemos contar, inclusive em termos de informação. E o rádio, mídia tão tradicional, reforça sua posição de referência graças a atributos como agilidade, credibilidade e interatividade.

Em muitas cidades, o rádio é o único meio através do qual as autoridades podem se comunicar ao mesmo tempo com toda a população. Além disso, as emissoras abrem espaço para notícias apuradas por profissionais e comentários dados por especialistas. Esses conteúdos esclarecerem dúvidas, acalmam ânimos e, sobretudo, acabam com mentiras que circulam, principalmente, pelas redes sociais.

Mas nem só de informação vive o rádio. Ele também é uma das formas mais democráticas de diversão, afinal, os ouvintes não pagam nada para ouvi-lo. Em tempo: conversar e tocar música também são formas de prestar serviço.

Na luta contra o novo coronavírus, o rádio ocupa um papel estratégico. Trata -se da segunda maior mídia em termos de alcance no Brasil, podendo ser consumida por qualquer um, inclusive analfabetos e pessoas que vivem em regiões remotas.

Conforme escrevi em um artigo recente, "notícia falsa mata". E apenas a comunicação profissional, como a que é feita pelo rádio, pode combater essa ameaça.

 

Tags: coronavírus, imprensa, mídia, rádio, credibilidade, serviço, população, Brasil

Compartilhe!

Colunista
Fernando Morgado Profissional de marketing e inteligência de mercado. Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso. No Grupo Globo, trabalhou na área de inteligência de mercado e no planejamento estratégico das rádios. Como consultor e palestrante, já atuou para empresas e instituições como ABERT, AERP, Americanas, SBT e Sebrae. Possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller Silvio Santos – A Trajetória do Mito. Membro da Academy of Television Arts & Sciences, entidade realizadora dos prêmios Emmy. Foi coordenador adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Gestão da Economia Criativa e especialista em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM. Site: fernandomorgado.com










tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.