Terça-Feira, 07 de Abril de 2020 @ 07:32

O Rádio Hoje | Estudos espanhóis destacam crescimento da audiência online do rádio durante o isolamento social. Credibilidade do meio é alta

São Paulo - Números foram destacados por grupo de rádio da Espanha, país que está entre os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus

Publicidade

No centro do caos nesta pandemia do novo coronavírus, a Espanha viu a audiência de rádio em ambientes digitais crescer de forma significativa. O grupo PRISA, responsável por marcas como Los 40, Cadena SER, Radiolé, Cadena Dial, entre outras redes de rádios), divulgou um relatório que mostra a evolução da audiência de rádio durante o isolamento social e também as oportunidades vistas por anunciantes para estabelecerem relacionamos mais próximos e profundos com seus públicos, situação possível através do rádio. Meio também lidera em credibilidade para o público espanhol. Acompanhe:

adstexto

O texto do grupo espanhol destaca um dado do relatório feito pela IPG Mediabrands, que apontou um crescimento de 112% do público digital de rádio online durante o período de isolamento social. Vale recordar que a audiência de rádio, assim como o consumo de mídia, está em alta em praticamente todos os países que enfrentam a pandemia do novo coronavírus.

Na área de publicidade, outro dado positivo para o meio rádio: o rádio passou de 24,13% para 25,12% da memória publicitária , sendo o meio que mais aumenta sua notoriedade, de acordo com um estudo da YMedia Vizeum, destacado pelo grupo espanhol.

O isolamento também tornou o rádio o meio mais credível e confiável para obter informações, de acordo com o recente estudo da Havas Media Group Espanha, também citado pelo grupo SER.

Rádio: fonte de maior credibilidade durante o isolamento

O Havas Media Group Spain, rede de mídia pertencente ao Havas Group, realizou um estudo sobre o  impacto da covid-19 nos hábitos de consumo e na mídia e suas consequências na Espanha, panorama realizado em colaboração com  O Canal Sondeo. O material posiciona o rádio como fonte de maior credibilidade para os espanhóis durante a crise do coronavírus.

O relatório destaca o "importante papel do rádio, que lidera o ranking de credibilidade / confiança nas informações da mídia , seguido de TV, imprensa impressa e online". O índice de confiança do rádio é bem superior ao das redes sociais, estas que estão posicionadas como o suporte menos credível, seguido pela internet, amigos e familiares..

O levantamento espanhol colabora com algo já visto no Brasil, onde o Datafolha apontou o rádio (programas jornalísticos) entre as fontes de maior credibilidade para os brasileiros durante a pandemia, assim como TV e jornais impressos. A pesquisa foi divulgada na segunda quinzena de março.

Credibilidade ajuda as marcas

Em relação às marcas, o estudo espanhol destaca que o período atual é um momento muito importante para mostrar seus objetivos, valores e políticas de RSE (Responsabilidade Social Corporativa ou Responsabilidade Social Corporativa Empreendedora).

Também é uma oportunidade única para que as marcas recuperem a confiança dos consumidores, que, segundo o relatório espanhol, valorizam muito a resposta das empresas à "situação e esperam gestos e ações de solidariedade e sua contribuição para o bem comum". 

Recomendamos:
> Coronavírus impacta diretamente na audiência e no comercial de rádio em diferentes países do mundo
> Portal tudoradio.com publica série de artigos que podem auxiliar rádios e profissionais em época de pandemia do novo coronavírus
> Nielsen: Em casa devido a pandemia de coronavírus, tendência é de um maior consumo de mídia

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23292-o-radio-hoje-estudos-espanhois-destacam-crescimento-da-audiencia-online-do-radio-durante-o-isolamento-social-credibilidade-do-meio-e-alta