Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Março de 2020 @ 07:31

Tendências | Nielsen: Em casa devido a pandemia de coronavírus, tendência é de um maior consumo de mídia

São Paulo - Itália, país europeu mais afetado pela crise sanitária, já registrou avanço significativo no consumo de televisão. Alcance do rádio segue alto mesmo com a prática de home office. Desafio comercial é imenso em época de economia retraída

Publicidade

O tudoradio.com tem destacado nos últimos dias a importância que os veículos de massa terão no enfrentamento do coronavírus. Fonte de informações checadas para a população, meios como o rádio devem se beneficiar da audiência que estará mais tempo em suas residências, devido ao período de reclusão imposto pela covid-19. A Nielsen já constatou uma evolução no consumo de mídia, evidenciado principalmente em países que foram atingidos antes pela pandemia. Porém há um desafio imenso para aliar a entrega de conteúdo com a mudança de rotinas e possíveis quedas de receitas. Acompanhe:

Segundo a Nielsen, há uma previsão de aumento de quase 60% na quantidade de consumo de mídia conforme as pessoas passem mais tempo em suas casas e isso deverá municiar diferentes plataformas de entrega de conteúdo, inclusive o rádio.

O relatório mais recente da Nielsen, chamado de "Nielsen Total Audience" e voltado ao mercado dos Estados Unidos, aponta que os norte-americanos já gastam cerca de 12 horas por dia com plataformas de mídia, número que já é considerado elevado. E os dispositivos conectados tem auxiliado nessa expansão.


Distribuição do consumo de mídia em casa antes da pandemia - Estados Unidos

A Nielsen lembra que, em todos os casos de comportamento modificado por uma situação atípica, como furacões nos Estados Unidos, houve um acréscimo significativo no consumo de mídia, incluindo televisão, rádio e outras plataformas. A tendência é de que isso seja repetido e até ampliado com as pessoas passando mais tempo em suas residências.

Países como Coréia do Sul e a Itália auxiliam nessa percepção: no país asiático houve um aumento de 17% da audiência de televisão entre a segunda semana de fevereiro com a quarta, quando o covid-19 já mudava de forma drástica a rotina da população, resultando numa ampliação de 1.2 milhão de espectadores.


Consumo de televisão na Coréia do Sul - comparativo entre a época de coronavírus (2020) e o mesmo período em 2019

Na Itália, país europeu mais atingido pela pandemia, o Comitê Conjunto da Indústria da Itália (Auditel) apontou um avanço de 6,5% na audiência de TV em todo o país, com destaque para um crescimento de 12% na Lombardia (que entrou em quarentena antes das demais regiões italianas). A Nielsen destaca que a ampliação, notada na última semana de fevereiro em comparação com a anterior, foi impulsionada tanto pelo consumo de notícias quanto pelo fato do consumidor ter ficado mais tempo dentro de casa.

Recomendamos:
> Especial: Coronavírus muda rotina de trabalho das emissoras e pode reafirmar importância da mídia
> Coronavírus: Federação faz alerta aos comunicadores sobre prevenção e ressalta papel do Rádio e TV

Home office também amplia o consumo de mídia

O trabalho remoto a partir das residências (home office) também tende a ampliar esse consumo de mídia durante o período de reclusão, mesmo com a tecnologia tendo fragmentado o cenário da mídia nos últimos anos.

Segundo a Nielsen, considerando o cenário dos Estados Unidos, trabalhadores que estão na prática do home office ampliam em quase 3 horas o consumo de televisão na comparação com aqueles que estão nos escritórios e fábricas.

Já para o rádio, o alcance é idêntico, ou seja, o veículo mantém a sua força: 95% para quem pratica o home office contra o mesmo valor para quem está em trânsito ou nas empresas.

"À medida que o covid-19 continua se espalhando nos EUA e mais empresas permitem e promovem políticas para que o trabalho seja realizado virtualmente, o comportamento de visualização dos funcionários que trabalham nos confins de suas próprias casas pode levar a um uso ainda maior da mídia", destaca o relatório da Nielsen.

Tecnologia pode beneficiar o rádio

Cada vez mais embarcado em dispositivos conectados, a dinâmica da audiência de rádio deve se tornar estável ou até se ampliar nesse período atípico. Em países europeus e também nos Estados Unidos o uso de caixas de som com inteligência artificial devem auxiliar nessa ampliação do consumo de mídia, algo que já era crescente antes da pandemia.

Outros dispositivos conectados, como celulares, televisões e computadores (laptops, muito usados para a prática do home office), crescentes no Brasil e em todo o planeta, também são rádios em potencial, veículo que segue com amplo alcance na transmissão terrestre.

Desafios do rádio em época de Covid-19

Há um grande desafio para as emissoras de rádio durante a pandemia. Se por um lado a população deve recorrer cada vez mais ao conteúdo dos veículos de massa para se informar e procurar por entretenimento na época de reclusão, o rádio terá desafios nas áreas comercial e operacional.

No operacional há toda uma mudança de rotina, seja para ampliar o conteúdo relacionado a pandemia ou para proteger o seus colaboradores.

No Brasil já é possível notar uma grande mudança no operacional, com praticamente todas as grandes emissoras aplicando o home office, criando turnos especiais e ampliando os cuidados sanitários para os profissionais que ainda necessitam ir para as sedes das rádios para gerar conteúdo.

Veja também:
> Coronavírus: o papel do rádio no combate à pandemia - por Fernando Morgado
> Covid-19: O que está acontecendo no rádio por causa do coronavírus? Siga aqui a cobertura
> Home Office? É necessário considerar a segurança dos dados das empresas

Outro desafio é o comercial, atingido por dois motivos principais: diminuição da receita devido a retração da atividade econômica em praticamente todo o planeta e mudança nas rotinas dos departamentos comerciais, devido o período de reclusão imposto pela pandemia.

Práticas especiais na gestão das empresas de rádio já estão em curso, para equilibrar a operação sem prejuízos para equipes e para a audiência.

Numa ponta há uma audiência crescente que amplia a credibilidade e o interesse nos veículos, ponto forte para a atividade comercial. Porém esse argumento concorrerá com um "bolo publicitário" retraído pela crise sanitária e econômica.

Saiba mais:
> Jovem Pan disponibiliza sua cobertura jornalística sobre o coronavírus para todas as rádios do país
> Coronavírus: JBFM suspende promoções e amplia horário do Painel JB no Rio de Janeiro
> Rádios da Rede Pampa tem suas programações liberadas para outras emissoras durante pandemia de coronavírus
> SERT/SC libera todos os seus cursos on-line de forma gratuita para profissionais do rádio durante a quarentena de coronavírus
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Audiência, tendências, consumo de mídia, coronavírus, covid-19, desafios

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.