Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021 @ 07:30

O Rádio Hoje | Rádio do Rio de Janeiro bate recorde histórico de alcance. Números reforçam momento positivo do meio no Brasil

Rio de Janeiro - Médias de audiência também estão em níveis históricos no mercado fluminense. Dados são da Kantar IBOPE Media

Publicidade

Os números mais recentes de audiência e alcance relacionados aos principais mercados de rádio do Brasil reforçam o momento positivo vivido pelo meio, mesmo com o aumento da concorrência entre diferentes plataformas. Um exemplo bem claro dessa onda positiva ocorre no mercado do Rio de Janeiro: o rádio fluminense alcançou o seu maior número de pessoas atingidas pelas estações, na comparação com os dados desde 2010. Já na audiência, as estações cariocas também cravam índices históricos em 2021.

adstexto

O rádio FM do Rio de Janeiro alcança hoje 9.5 milhões de pessoas em apenas 15 dias. Para se ter uma ideia desse avanço, em 2010, esse número estava na marca de 8.2 milhões (também em 15 dias). Foram 10 anos de crescimento com poucas oscilações negativas, sempre ampliando o patamar. Os dados históricos são da Kantar IBOPE Media, tendo o último trimestre (março a maio de 2021) como a maior marca já atingida pelo FM fluminense.

A pandemia do novo coronavírus chegou a derrubar o alcance do rádio, que estava na marca de 9.2 milhões em janeiro de 2020 (15 dias), mas essa queda não chegou ao patamar que era observado até 2015 (se mantendo acima de 8.5 milhões). E agora, em 2021, houve um crescimento histórico, não só retomando as altas históricas de 2017 e 2018, como também superando esses números.


Histórico de mais de 10 anos do alcance 15 dias no mercado do Rio de Janeiro / 05-05h-todos os dias

Várias estações ajudaram a impulsionar essa alta. A JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) é um exemplo claro desse avanço do rádio FM. Para se ter uma ideia, a emissora costumava alcançar cerca de 1.3 milhões de pessoas em 15 dias no começo de 2010. A estação começou a saltar de forma mais significativa em 2015, quando superou pela primeira vez a marca de 2 milhões e hoje está acima de 2.6 milhões em 15 dias e 2.7 milhões em 30 dias, sendo um recorde histórico da JBFM.

Outra rádio que bateu recorde recentemente foi a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits). A emissora já havia feito uma campanha para mostrar o histórico alcance de 2.8 milhões, conforme destacado anteriormente pelo tudoradio.com. No trimestre março a maio de 2021 essa marca impressionante foi renovada, com a 100.5 FM registrando 3.1 milhões em alcance, (05-05h/FM+WEB/todos os dias/30 dias), sendo o maior valor do rádio brasileiro.

E as médias de audiência (ouvintes por minuto) também estão em patamares históricos. As quatro primeiras colocadas nesse quesito no Rio de Janeiro e região metropolitana superam a marca de 200 mil ouvintes por minuto em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). São números observados nas rádios Super Rádio Tupi FM 96.5, Rádio Melodia FM 97.5, FM O Dia e JBFM. 

Vale também relembrar que essas marcas históricas não são apenas das líderes de audiência e alcance. Se considerado todo esse período desde 2010, a maioria dos projetos ativos no dial FM estão com números acima dos patamares observados nos últimos anos. E é comum ver rádios acima de 500 mil em alcance (15 dias). E alguns projetos que foram reposicionados, como o caso da Rádio Globo FM 98.1, também estão elevando as médias de audiência e alcance no Rio de Janeiro.


Publicação feita pela FM O Dia sobre o seu alcance no Rio / Registro de stories no Instagram

Não é só no Rio de Janeiro…

Conforme também já destacado pelo tudoradio.com, o universo de ouvintes de São Paulo e região metropolitana também está em alta. A atual medição (trimestre março a maio / 2021) apontou o terceiro avanço consecutivo do rádio paulistano em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), alcançando uma média de audiência no FM que não era vista desde 2018. E foi em 2020 que o rádio de São Paulo cravou a expressiva marca de 19 estações em FM cujo alcance supera a marca de 1 milhão (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Essa marca das 19 FMs acima de 1 milhão foi renovada na pesquisa mais recente (trimestre março a maio de 2021 / 05h-00h-FM+WEB-todos os dias e locais) e teve uma novidade: agora são seis rádios em FM acima de 2 milhões em alcance. Antes eram quatro (e já era uma marca importante conquistada a partir de 2020).

Praças como Campinas, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis também ampliaram as suas médias de audiência entre 2020 e 2021. Outros, como Belo Horizonte e Fortaleza preservaram seus patamares que já estavam em patamares mais elevados.

No geral, o rádio brasileiro parece seguir a tendência vista em outros países, com normalização dos níveis de audiência e alcance conforme as fases mais agudas de restrições provocadas pela pandemia da covid-19 sejam superadas ou o mercado se adapta às novas dinâmicas da população. Na publicidade também são apontados números positivos, com altas para o Brasil e também lá fora.

Saiba mais:
> Publicidade no Brasil deve avançar 15,2% em 2021, afirma Magna
> Rádio dos EUA cresce de novo em ouvintes e está muito próximo do período pré-pandemia
> eMarketer prevê crescimento de dois dígitos em publicidade no rádio
> Vacina contra a covid-19 é indicada como peça-chave para a retomada econômica da comunicação

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25622-o-radio-hoje-radio-do-rio-de-janeiro-bate-recorde-historico-de-alcance-numeros-reforcam-momento-positivo-do-meio-no-brasil