Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Março de 2021 @ 07:31

Após reposicionamento, Rádio Globo apresenta crescimento 111% em audiência no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Rádio também já conta com o quinto maior alcance do rádio carioca. Avanço está mais acelerado desde a reta final de 2020

Publicidade

Análise - Em processo de resgate de marca e fortalecimento de sua atuação no mercado do Rio de Janeiro, a Rádio Globo FM 98.1 tem colecionado números expressivos no processo de reposicionamento que a rádio vive há quase dois anos. Desde a mudança para o atual formato de programação, ocorrido em julho de 2019, a emissora avançou 111% em audiência e também se reposicionou entre os cinco maiores alcances do rádio carioca. Na faixa comercial, a rádio está muito próxima de superar os 100 mil ouvintes por minuto. Acompanhe os recortes:

A Rádio Globo saiu de um patamar de 44 mil ouvintes no trimestre junho a setembro de 2019 (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) até registrar 93 mil na última medição atualizada pela Kantar IBOPE Media (trimestre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021). Chama a atenção do mercado o fato da evolução de audiência ser consistente ao longo desse período, com intensificação do crescimento a partir do segundo semestre de 2020.

Alguns fatores podem explicar isso: no primeiro momento, a Rádio Globo precisou reposicionar a sua grade no novo perfil (mais musical e de entretenimento, dentro do formato popular/hits), fato que leva algum tempo até a audiência responder, seja de forma positiva ou negativa. E a resposta foi positiva, já com crescimento entre o final do segundo semestre de 2019 e no começo de 2020, período pré-pandemia.

Na sequência, apesar do fator pandemia ser importante em qualquer análise de audiência, alguns pontos pesaram a favor da Rádio Globo: com o fim atuação como rede nacional, a marca passou a ficar totalmente voltada ao mercado do Rio de Janeiro, o que fez com que a comunicação da emissora ficasse ainda mais voltada às necessidades do mercado carioca. Na época, foram feitas campanhas sobre esse movimento da 98.1 FM, como ação "+Carioca".

O fato de estar mais voltada ao Rio de Janeiro pode ter segurado a Rádio Globo no patamar de audiência durante o inicio do período pandêmico, este conquistado na virada 2019/2020. Na sequência, acelerou o seu crescimento a partir do segundo semestre de 2020 (quando já estava acima dos 60 mil ouvintes por minuto e consolidou a sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa).

Já no top 5 em alcance

Em alcance, que é diferente do cenário de audiência (este que é o resultado de uma composição de alcance e tempo médio), a Rádio Globo já foi reposicionada entre as cinco maiores marcas do rádio carioca. No último levantamento, considerando a faixa 06h-19h (mas todos os dias), esse número já supera a marca de 1.3 milhões de pessoas diferentes alcançadas em 30 dias.

E toda essa reconstrução da Rádio Globo ocorre em um momento especial para o rádio do Rio de Janeiro, considerando números. O mercado carioca está com disputas acirradas e o crescimento da 98.1 FM ocorre mesmo com a manutenção da alta da FM O Dia FM 100.5 (tida como hoje a concorrente direta no novo formato musical da Rádio Globo. A 100.5 FM é líder isolada em alcance 30 e 90 dias). O mesmo ocorre no recorte do rádio esportivo, onde a principal concorrente direta continua sendo a Super Rádio Tupi FM 96.5 (hoje líder em audiência).

Recomendamos:
> Panorama: Com mercado em alta, Super Rádio Tupi assume a liderança geral de audiência no Rio de Janeiro

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio Globo, audiência, desempenho, reposicionamento, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.