Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Março de 2021 @ 07:31

Após reposicionamento, Rádio Globo apresenta crescimento 111% em audiência no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Rádio também já conta com o quinto maior alcance do rádio carioca. Avanço está mais acelerado desde a reta final de 2020

Publicidade

Análise - Em processo de resgate de marca e fortalecimento de sua atuação no mercado do Rio de Janeiro, a Rádio Globo FM 98.1 tem colecionado números expressivos no processo de reposicionamento que a rádio vive há quase dois anos. Desde a mudança para o atual formato de programação, ocorrido em julho de 2019, a emissora avançou 111% em audiência e também se reposicionou entre os cinco maiores alcances do rádio carioca. Na faixa comercial, a rádio está muito próxima de superar os 100 mil ouvintes por minuto. Acompanhe os recortes:

A Rádio Globo saiu de um patamar de 44 mil ouvintes no trimestre junho a setembro de 2019 (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) até registrar 93 mil na última medição atualizada pela Kantar IBOPE Media (trimestre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021). Chama a atenção do mercado o fato da evolução de audiência ser consistente ao longo desse período, com intensificação do crescimento a partir do segundo semestre de 2020.

Alguns fatores podem explicar isso: no primeiro momento, a Rádio Globo precisou reposicionar a sua grade no novo perfil (mais musical e de entretenimento, dentro do formato popular/hits), fato que leva algum tempo até a audiência responder, seja de forma positiva ou negativa. E a resposta foi positiva, já com crescimento entre o final do segundo semestre de 2019 e no começo de 2020, período pré-pandemia.

Na sequência, apesar do fator pandemia ser importante em qualquer análise de audiência, alguns pontos pesaram a favor da Rádio Globo: com o fim atuação como rede nacional, a marca passou a ficar totalmente voltada ao mercado do Rio de Janeiro, o que fez com que a comunicação da emissora ficasse ainda mais voltada às necessidades do mercado carioca. Na época, foram feitas campanhas sobre esse movimento da 98.1 FM, como ação "+Carioca".

O fato de estar mais voltada ao Rio de Janeiro pode ter segurado a Rádio Globo no patamar de audiência durante o inicio do período pandêmico, este conquistado na virada 2019/2020. Na sequência, acelerou o seu crescimento a partir do segundo semestre de 2020 (quando já estava acima dos 60 mil ouvintes por minuto e consolidou a sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa).

Já no top 5 em alcance

Em alcance, que é diferente do cenário de audiência (este que é o resultado de uma composição de alcance e tempo médio), a Rádio Globo já foi reposicionada entre as cinco maiores marcas do rádio carioca. No último levantamento, considerando a faixa 06h-19h (mas todos os dias), esse número já supera a marca de 1.3 milhões de pessoas diferentes alcançadas em 30 dias.

E toda essa reconstrução da Rádio Globo ocorre em um momento especial para o rádio do Rio de Janeiro, considerando números. O mercado carioca está com disputas acirradas e o crescimento da 98.1 FM ocorre mesmo com a manutenção da alta da FM O Dia FM 100.5 (tida como hoje a concorrente direta no novo formato musical da Rádio Globo. A 100.5 FM é líder isolada em alcance 30 e 90 dias). O mesmo ocorre no recorte do rádio esportivo, onde a principal concorrente direta continua sendo a Super Rádio Tupi FM 96.5 (hoje líder em audiência).

Recomendamos:
> Panorama: Com mercado em alta, Super Rádio Tupi assume a liderança geral de audiência no Rio de Janeiro


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Globo, audiência, desempenho, reposicionamento, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.