Sexta-Feira, 04 de Fevereiro de 2022 @ 07:29

O Rádio Hoje | Estável, rádio é ouvido por 89% da população do Reino Unido

São Paulo - RAJAR atualizou os dados de audiência e alcance do meio no Reino Unido. Escutas seguem elevadas, mesmo com o crescimento da oferta de mídia e mudanças de comportamento durante a covid-19

Publicidade

A escuta de rádio é um hábito que persiste de uma maneira natural em diferentes localidades do globo. Essa afirmação é reforçada por mais uma pesquisa sobre o meio: a RAJAR (Radio Joint Audience Research) atualizou os dados de consumo do rádio no Reino Unido e descobriu que o veículo segue ouvido por 89% da população local, sendo o mesmo índice registrado nas últimas pesquisas. Recortes da pesquisa também apresentaram avanços significativos em algumas estações e o crescimento das iniciativas digitais das emissoras de rádio. Acompanhe os destaques:

adstexto

Semanalmente o rádio é ouvido por 89% da população do Reino Unido, ou seja, por 49.5 milhões de pessoas, dados relacionados ao último trimestre de 2021. A RAJAR ainda destaca o fato curioso de consumo total em horas por semana durante o período: 1.004 bilhões. E desse total de alcance e audiência, o rádio digital corresponde por 72% do consumo. Entende-se por rádio digital a transmissão terrestre via DAB e também o streaming de áudio das estações.

A audição de rádio como um todo continua incrivelmente forte. Apesar de toda a competição pelo tempo e atenção das pessoas, o público continua escolhendo o rádio, o que é uma homenagem à escolha e qualidade disponível em todas as plataformas", afirma Ian Moss, executivo-chefe da Radiocentre, em entrevista ao portal RadioToday.

A transmissão terrestre digital, DAB, já concentra 42% do total da audiência de rádio no Reino Unido, região europeia que observou a liderança dessa forma de transmissão a partir do último trimestre de 2019. O FM/AM (majoritariamente FM) correspondeu por 36% dessa audiência, o que provocou o adiamento do desligamento dessa faixa, conforme já noticiado pelo tudoradio.com. Streaming e aplicativos concentram 17%, enquanto DTV fica com 5%, segundo a RAJAR.

A pesquisa da RAJAR também aponta que 31% dos entrevistados afirmaram que usam um celular ou um tablet para acompanhar suas emissoras preferidas, em consumo semanal. E o maior avanço no uso desse tipo de dispositivo foi entre o público mais jovem: 39% dessa faixa (15 a 24 anos) dizem usar esses aparelhos para ouvir rádio, contra 33% da pesquisa anterior. Também foram percebidos avanços entre as faixas de 25/34, 35/44 e 45/54 anos.


Sintonia digital DAB + de rádios da BBC feita em um automóvel Mercedes / crédito: carbuyer.co.uk

Smart speakers e locais de escuta

A RAJAR ainda aponta que 51% dos entrevistados afirmaram que usam suas caixas de som inteligentes para ouvir rádio, em dado semanal. Já o uso diário desses dispositivos como Amazon Echo (Alexa), Google Nest, entre outros, para se ouvir rádio é de 21% segundo a pesquisa da RAJAR.

Os ouvintes de rádio do Reino Unido acompanham mais o rádio a partir de suas residências, local que corresponde por 64% da divisão da audiência do meio. Isso ajuda a explicar a resiliência do veículo mesmo com as mudanças nas rotinas da população durante as fases agudas da covid-19. Carros, van, entre outros modais, correspondem por 22%, enquanto o local de trabalho e outros locais registram 14% do total da audiência.

Crescimento do digital, recordes em estações específicas e alcance do rádio londrino

Os novos dados da RAJAR também mostram que 40 milhões de adultos, ou 72% da população com mais de 15 anos, agora sintonizam rádio digital toda semana, com considerável avanço no volume de audiência de estações digitais em comparação com o terceiro trimestre de 2021. Um dos exemplos destacados pela mídia especializada local é a da Capital DANCE, que cresceu 106% atingir 592 mil ouvintes.

Rádios de formato rock como a alternativa Radio X também avançaram. A pesquisa mostra que a estação atingiu a marca de 2 milhões pela primeira vez, somando 166.000 novos ouvintes e crescendo em alcance, horas e compartilhamentos. O mesmo vale para a Absolute Radio Network, que hoje tem um alcance recorde de 5.3 milhões, sendo um um aumento de 2,8%, com todas as variações 60s, 70s, 90s e Classic Rock crescendo em audiência.

Já no recorte de Londres, principal mercado do Reino Unido e um dos maiores do mundo, os cinco maiores alcances são: Heart (1.87 milhões), Capital (1.69m), LBC (1.45m), Magic (1.45m) e KISS (1.12m).

Relacionadas:
> Rádio segue ouvido por 89% da população do Reino Unido
> RAJAR aponta novamente a liderança do rádio entre todos os formatos de áudio no Reino Unido
> Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. DAB+ ultrapassa o FM analógico 


Infográfico com a pesquisa da RAJAR

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

+ Rádios dos EUA colecionam recordes de audiência em festas de fim de ano. Nielsen destaca os formatos mais ouvidos

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do RadioToday UK / Colaboração de David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26838-o-radio-hoje-estavel-radio-e-ouvido-por-89-da-populacao-do-reino-unido