Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Maio de 2020 @ 07:33

O Rádio Hoje | RAJAR aponta novamente a liderança do rádio entre todos os formatos de áudio no Reino Unido

São Paulo - Panorama revelado pelo instituto de medição é anterior ao pico da pandemia do novo coronavírus, mas já cobre possíveis mudanças de hábitos do período

Publicidade

A RAJAR (Radio Joint Audience Research) divulgou no final de abril uma atualização dos dados de consumo de áudio no Reino Unido, referentes ao mês de fevereiro. O levantamento cobre um período em que o mercado já era afetado de forma significativa pela pandemia do novo coronavírus, mas ainda não estava em seu auge. O levantamento mostrou um crescimento do streaming de música (on-demand) entre os públicos mais jovens e a liderança do meio rádio em alcance entre todas as faixas etárias. Acompanhe os recortes:

No geral, o Rádio ao vivo conta com um expressivo alcance de 88% entre a população com 15 anos ou mais no Reino Unido, segundo o levantamento de fevereiro da RAJAR. Isso resulta na liderança para o rádio entre todas as plataformas de mídia, com o alcance variando conforme a idade de cada grupo pesquisado.

Entre o público de 15 a 24 anos, o rádio segue como a plataforma de áudio de maior alcance, com 78%. O índice sobe para 84% na faixa etária entre 25 e 34 anos. O pico de alcance ocorre no público entre 35 e 54 anos no Reino Unido, com 91%. Já a faixa a partir dos 55 anos (ou mais), o rádio tem um alcance de 90%.

A RAJAR chama a atenção também para o crescimento do streaming de música sob demanda, representado por plataformas como Spotify, YouTube Music, entre outros. Esse formato de áudio já alcança 68% do público entre 15 a 24 anos no Reino Unido, com um crescimento expressivo conforme a pesquisa é atualizada. 

Esse formato de áudio é o único que se aproxima do alcance do rádio, mas apenas no recorte nas idades mais jovens (no geral o streaming de música alcança 31%, sendo a segunda plataforma de áudio mais utilizada no Reino Unido).

Os podcasts aparecem em terceiro no ranking de utilização de plataformas de áudio, com 18% de alcance no público com 15 anos ou mais no Reino Unido. E seu pico está na faixa etária entre 25 e 34 anos, com 27%.

Vale muito a sua leitura:
> Nielsen: Rádio é fonte de informação comercial e companhia para os ouvintes. Meio segue com audiência elevada durante a pandemia
> Com meio em alta, Kantar Ibope Media detalha por região o comportamento da audiência de rádio durante a pandemia do coronavírus
> Consumo de rádio no Brasil avança no offline e no digital. Grande variação de conteúdo beneficia procura pelo meio
> Pesquisa aponta que ouvintes desejam das rádios um equilíbrio entre informações da covid-19 e seus conteúdos originais

"Listen Again Radio"

A pesquisa da RAJAR também separou o conteúdo de rádio entre o ao vivo (live) e o disponibilizado sob demanda, ou seja, algo que pode ser ouvido depois de ter ido ao ar. E os números de consumo desse serviço foram expressivos, com o mesmo alcance dos audiobooks.

No geral, o conteúdo "gravado" de rádio (não considerar podcasts) teve um alcance de 7%, sendo maior nas faixas entre 35 a 54 anos e 55+, com 8%.

Meio em alta no Reino Unido

Além do alcance expressivo, o meio Rádio também tem evoluído para novas plataformas de distribuição de seu conteúdo no Reino Unido. Recentemente o tudoradio.com destacou outro levantamento da RAJAR, que mostra que a audiência de rádio ao vivo concentrada no DAB+ (transmissão terrestre em formato digital) já era superior ao volume presente nas faixas FM/AM analógicas.

Também cresceu de forma expressiva a audiência em ambientes digitais, como o streaming ao vivo. E esse formato de distribuição de conteúdo de rádio foi ampliado durante a pandemia do novo coronavírus, com algumas emissoras inglesas registrando crescimentos de até 18% de sua audiência digital.

Segundo reportagem recente da BBC News, a audiência de streaming de música, em alta conforme a atual pesquisa da RAJAR (fevereiro), parece ter recuado durante a pandemia do novo coronavírus, porém esse recorte é relacionado à medições feitas nos Estados Unidos.

Também recomendamos:
> Rádio manteve retenção de 90% de seu público mesmo com a crise do novo coronavírus nos Estados Unidos. Audiência em casa avança
> Coronavírus impacta diretamente na audiência e no comercial de rádio em diferentes países do mundo
> Em período de alta no consumo, qualidade do streaming das rádios é aprovada por ligeira maioria em enquete do tudoradio.com
> Estudos espanhóis destacam crescimento da audiência online do rádio durante o isolamento social. Credibilidade do meio é alta
> Nielsen: Em casa devido a pandemia de coronavírus, tendência é de um maior consumo de mídia

Com informações do portal RAIN News. Colaboração de David Duck

Tags: Reino Unido, Inglaterra, audiência, rádio, streaming, plataformas, consumo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.