Terça-Feira, 07 de Abril de 2020 @ 07:32
São Paulo - Números foram destacados por grupo de rádio da Espanha, país que está entre os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus
No centro do caos nesta pandemia do novo coronavírus, a Espanha viu a audiência de rádio em ambientes digitais crescer de forma significativa. O grupo PRISA, responsável por marcas como Los 40, Cadena SER, Radiolé, Cadena Dial, entre outras redes de rádios), divulgou um relatório que mostra a evolução da audiência de rádio durante o isolamento social e também as oportunidades vistas por anunciantes para estabelecerem relacionamos mais próximos e profundos com seus públicos, situação possível através do rádio. Meio também lidera em credibilidade para o público espanhol. Acompanhe:
O texto do grupo espanhol destaca um dado do relatório feito pela IPG Mediabrands, que apontou um crescimento de 112% do público digital de rádio online durante o período de isolamento social. Vale recordar que a audiência de rádio, assim como o consumo de mídia, está em alta em praticamente todos os países que enfrentam a pandemia do novo coronavírus.
Na área de publicidade, outro dado positivo para o meio rádio: o rádio passou de 24,13% para 25,12% da memória publicitária , sendo o meio que mais aumenta sua notoriedade, de acordo com um estudo da YMedia Vizeum, destacado pelo grupo espanhol.
O isolamento também tornou o rádio o meio mais credível e confiável para obter informações, de acordo com o recente estudo da Havas Media Group Espanha, também citado pelo grupo SER.
Rádio: fonte de maior credibilidade durante o isolamento
O Havas Media Group Spain, rede de mídia pertencente ao Havas Group, realizou um estudo sobre o impacto da covid-19 nos hábitos de consumo e na mídia e suas consequências na Espanha, panorama realizado em colaboração com O Canal Sondeo. O material posiciona o rádio como fonte de maior credibilidade para os espanhóis durante a crise do coronavírus.
O relatório destaca o "importante papel do rádio, que lidera o ranking de credibilidade / confiança nas informações da mídia , seguido de TV, imprensa impressa e online". O índice de confiança do rádio é bem superior ao das redes sociais, estas que estão posicionadas como o suporte menos credível, seguido pela internet, amigos e familiares..
O levantamento espanhol colabora com algo já visto no Brasil, onde o Datafolha apontou o rádio (programas jornalísticos) entre as fontes de maior credibilidade para os brasileiros durante a pandemia, assim como TV e jornais impressos. A pesquisa foi divulgada na segunda quinzena de março.
Credibilidade ajuda as marcas
Em relação às marcas, o estudo espanhol destaca que o período atual é um momento muito importante para mostrar seus objetivos, valores e políticas de RSE (Responsabilidade Social Corporativa ou Responsabilidade Social Corporativa Empreendedora).
Também é uma oportunidade única para que as marcas recuperem a confiança dos consumidores, que, segundo o relatório espanhol, valorizam muito a resposta das empresas à "situação e esperam gestos e ações de solidariedade e sua contribuição para o bem comum".
Recomendamos:
> Coronavírus impacta diretamente na audiência e no comercial de rádio em diferentes países do mundo
> Portal tudoradio.com publica série de artigos que podem auxiliar rádios e profissionais em época de pandemia do novo coronavírus
> Nielsen: Em casa devido a pandemia de coronavírus, tendência é de um maior consumo de mídia
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.