Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 24 de Abril de 2020 @ 11:10

O Rádio Hoje | Com meio em alta, Kantar Ibope Media detalha por região o comportamento da audiência de rádio durante a pandemia do coronavírus

São Paulo - No geral, 71% dos entrevistados relatam que pretende manter ou ampliar o consumo de rádio durante o isolamento

Publicidade

Atualizado às 12h19 - Ainda abordando o levantamento do Kantar Ibope Media sobre os impactos do consumo durante a pandemia no coronavírus, a pesquisa mostra o crescimento do consumo de mídia de alguns setores. Além disso, o Kantar Ibope Media também destacou o hábito de ouvir Rádio nas principais regiões metropolitanas do país. Com média de 71%, o índice regional de consumo de rádio durante o isolamento social é elevado nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, com parte dos entrevistados revelando que ampliaram o tempo destinado ao meio.

O levantamento do Kantar Ibope Media destacou o hábito de se ouvir Rádio durante o período de isolamento social devido a pandemia do coronavírus. Nas treze regiões metropolitanas pesquisadas, Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife estão com maior índice de pessoas que pretendem manter ou aumentar o consumo de Rádio com 76%. Na média, o número alcança 71%, sendo que o Distrito Federal registrou o menor índice, com 60%, mas ainda sendo um valor elevado.

Belo Horizonte registrou 74% dos entrevistados afirmando que mantiveram ou elevaram o consumo de rádio durante o isolamento. Curitiba registrou 72% e Porto Alegre 71%. Campinas,  Salvador e Goiânia com 70% para manter ou ampliar a audição de rádio. Vitória registrou 69%, São Paulo 67% e Florianópolis com 62%.

O recorte é mais um dado referente ao relatório que o Kantar Ibope Media havia disponibilizado ao mercado no início deste mês. O tudoradio.com chegou a detalhar esse comportamento de crescimento do consumo do meio rádio, seja no dial (FM ou AM) e no digital (streaming).

Publicidade durante a pandemia

Segundo o levantamento, as campanhas publicitárias de alguns setores tiveram crescimento durante o período da pandemia. Entre os destaques foram lojas de departamento com crescimento de 60%, serviço de transporte privado com 97%, e medicamentos de gripe e resfriado com 660% de aumento na publicidade digital.

Já a diretora geral de Atendimento (Kantar), Silvia Quintanilha, focou no posicionamento e na credibilidade das marcas perante os consumidores."Em cenários de crise, as marcas precisam analisar se vão cortar custos, manter os preços ou aumentar investimentos. Independentemente dessas decisões e do ramo de atividade, as empresas precisam se alinhar às orientações das autoridades de saúde. As pessoas lembrarão como as marcas reagiram a essas orientações e os relacionamentos construídos agora, baseados em credibilidade, serão fortes e duradouros após a crise", aconselhou.

Durante o webinar "Covid-19: impactos no consumo e nas marcas no Brasil", realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), na quarta-feira (22), a diretora geral de Atendimento (Kantar), Silvia Quintanilha, focou no posicionamento e na credibilidade das marcas perante os consumidores. "Em cenários de crise, as marcas precisam analisar se vão cortar custos, manter os preços ou aumentar investimentos", disse. 

Quintanilha também orientou as empresas a se alinharem às autoridades. "Independentemente dessas decisões e do ramo de atividade, as empresas precisam se alinhar às orientações das autoridades de saúde. As pessoas lembrarão como as marcas reagiram a essas orientações e os relacionamentos construídos agora, baseados em credibilidade, serão fortes e duradouros após a crise", aconselhou.

Levantamento internacional

Na semana passada, a redação do tudoradio.com publicou uma matéria mostrando que o Rádio manteve o seu alcance nos Estados Unidos mesmo com as mudanças de hábitos da população durante a pandemia da covid-19. A Nielsen, em relatório divulgado recentemente, mostrou que apesar da ampliação de oferta de mídia nas residências, o rádio conseguiu ampliar o seu volume de audiência para 28% dos ouvintes. 

E diferentes dispositivos tiveram sua utilização ampliada para o consumo de conteúdos de rádio. Outro ponto forte foi a busca por informação comercial por parte da audiência. 

Além disso, outro levantamento (realizado pela Edelman) mostrou que, em meio à crise do coronavírus, mais da metade dos pesquisados, as empresas devem comunicar suas ações por meio das mídias tradicionais. O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 23 de março. 

A pesquisa mostrou que mais da metade (53%) dos brasileiros prefere que as empresas comuniquem suas ações durante a pandemia do novo coronavírus por meios consolidados, como rádio, jornal e TV. Segundo a conclusão do levantamento, este é o momento para as marcas aparecerem em vez de se omitirem.

Recomendamos:
Pesquisa aponta que ouvintes desejam das rádios um equilíbrio entre informações da covid-19 e seus conteúdos originais
Em período de alta no consumo, qualidade do streaming das rádios é aprovada por ligeira maioria em enquete do tudoradio.com

 

Tags: Rádio, levantamento, pesquisa, mídia, coronavírus, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.