Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2021 @ 07:31

O Rádio Hoje | Rádio segue ouvido por 89% da população do Reino Unido

São Paulo - RAJAR retoma a medição relacionada ao meio. Alcance sobe 1% em relação à última pesquisa

Publicidade

Após mais de 1 ano sem pesquisas devido à pandemia da covid-19, a RAJAR (Radio Joint Audience Research) retomou a divulgação sobre o panorama do rádio no Reino Unido. E as notícias são positivas: segundo a medição, 89% é o alcance semanal do rádio (atingindo cerca de 49 milhões de pessoas), sendo 1% superior aos dados divulgados em maio de 2020 (referentes a fevereiro do ano passado) e 2% superior ao último trimestre de 2019. A pesquisa ainda aponta que, toda semana, 74% da população do Reino Unido consome rádio digital, um avanço considerável se comparado com o período pré-pandemia. Acompanhe os detalhes:

O rádio digital, que são as escutas via ondas de rádio DAB e também streaming de áudio, era algo comum na vida de 66% da população do Reino Unido no último trimestre de 2019. Hoje esse número está em 74%, mostrando um avanço considerável do consumo digital do rádio por lá. E, considerando também o FM/AM (analógicos), além dos 89% de alcance semanal, o rádio conta com uma média de 20.4 horas de consumo semanal no Reino Unido.

A presença do rádio em ambientes digitais via streaming também está consolidada e é significativa no Reino Unido. Segundo a RAJAR, 29% da população pesquisada ouvem as emissoras através de seus smartphones e tablets, sendo que os valores mais elevados estão entre as faixas etárias de 35 a 44 anos (38%) e 25 a 34 anos (36%). O público entre 45 e 54 anos (35%) e 15 a 24 anos (33%) também se destacam nessa prática.

O DAB representa a maior parcela de consumo de rádio no Reino Unido, fato percebido pela primeira vez a partir do final de 2019. Hoje são 43% para o rádio digital via ondas terrestres, seguido de 34% de AM/FM (predominantemente FM), 18% para streaming de áudio / aplicativos digitais e, por fim, 5% para acesso via DTV.

Já sobre o uso de assistentes de voz inteligentes para se ouvir rádio, a RAJAR indica que 48% dos usuários dessas tecnologias (como Amazon Alexa, Google Home e Apple Siri) utilizam semanalmente os dispositivos para ouvir rádio. Já o uso diário é de 20%. 

Por local de escuta de rádio no Reino Unido, 67% da população ouve rádio em casa, 60% ouvem no carro / trajeto e 19% no trabalho. Vale lembrar que a soma não resulta 100% pois o entrevistado pode declarar que ouve rádio em mais de um local, algo comum no comportamento de consumo do meio.

A RAJAR pesquisou adultos com 15 anos ou mais, sendo dados válidos entre abril e setembro de 2021, divulgados nesta quarta-feira (28) ao mercado.

Relacionadas:
> RAJAR aponta novamente a liderança do rádio entre todos os formatos de áudio no Reino Unido
Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. DAB+ ultrapassa o FM analógico 

O forte consumo de rádio no Reino Unido tem sido notícia nos últimos dias no tudoradio.com. Na última quarta-feira (28) o portal repercutiu um relatório do governo local, que assegurou que as transmissões em FM seguirão ativas por mais uma década, impedindo o desligamento total dessa faixa. Também há um esforço de popularização do rádio digital entre a população de faixas etárias de idade mais avançada, mostrando como é descomplicado ter acesso à essa tecnologia.

A indústria de rádio está considerando que rádio digital é o consumo que ocorre via áudio digital (streaming, por exemplo) e também via ondas terrestres (no caso europeu é através da tecnologia DAB, por exemplo). 

Recomendamos:

> Em relatório, Reino Unido garante FM analógico por mais uma década e indica o fim do AM

> Com desligamento do FM analógico adiado para 2032, Reino Unido volta a intensificar campanhas sobre o rádio digital

Confira na íntegra o infográfico da RAJAR:

Tags: Reino Unido, Inglaterra, audiência, rádio, streaming, plataformas, consumo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.