Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2021 @ 07:31

O Rádio Hoje | Rádio segue ouvido por 89% da população do Reino Unido

São Paulo - RAJAR retoma a medição relacionada ao meio. Alcance sobe 1% em relação à última pesquisa

Publicidade

Após mais de 1 ano sem pesquisas devido à pandemia da covid-19, a RAJAR (Radio Joint Audience Research) retomou a divulgação sobre o panorama do rádio no Reino Unido. E as notícias são positivas: segundo a medição, 89% é o alcance semanal do rádio (atingindo cerca de 49 milhões de pessoas), sendo 1% superior aos dados divulgados em maio de 2020 (referentes a fevereiro do ano passado) e 2% superior ao último trimestre de 2019. A pesquisa ainda aponta que, toda semana, 74% da população do Reino Unido consome rádio digital, um avanço considerável se comparado com o período pré-pandemia. Acompanhe os detalhes:

O rádio digital, que são as escutas via ondas de rádio DAB e também streaming de áudio, era algo comum na vida de 66% da população do Reino Unido no último trimestre de 2019. Hoje esse número está em 74%, mostrando um avanço considerável do consumo digital do rádio por lá. E, considerando também o FM/AM (analógicos), além dos 89% de alcance semanal, o rádio conta com uma média de 20.4 horas de consumo semanal no Reino Unido.

A presença do rádio em ambientes digitais via streaming também está consolidada e é significativa no Reino Unido. Segundo a RAJAR, 29% da população pesquisada ouvem as emissoras através de seus smartphones e tablets, sendo que os valores mais elevados estão entre as faixas etárias de 35 a 44 anos (38%) e 25 a 34 anos (36%). O público entre 45 e 54 anos (35%) e 15 a 24 anos (33%) também se destacam nessa prática.

O DAB representa a maior parcela de consumo de rádio no Reino Unido, fato percebido pela primeira vez a partir do final de 2019. Hoje são 43% para o rádio digital via ondas terrestres, seguido de 34% de AM/FM (predominantemente FM), 18% para streaming de áudio / aplicativos digitais e, por fim, 5% para acesso via DTV.

Já sobre o uso de assistentes de voz inteligentes para se ouvir rádio, a RAJAR indica que 48% dos usuários dessas tecnologias (como Amazon Alexa, Google Home e Apple Siri) utilizam semanalmente os dispositivos para ouvir rádio. Já o uso diário é de 20%. 

Por local de escuta de rádio no Reino Unido, 67% da população ouve rádio em casa, 60% ouvem no carro / trajeto e 19% no trabalho. Vale lembrar que a soma não resulta 100% pois o entrevistado pode declarar que ouve rádio em mais de um local, algo comum no comportamento de consumo do meio.

A RAJAR pesquisou adultos com 15 anos ou mais, sendo dados válidos entre abril e setembro de 2021, divulgados nesta quarta-feira (28) ao mercado.

Relacionadas:
> RAJAR aponta novamente a liderança do rádio entre todos os formatos de áudio no Reino Unido
Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. DAB+ ultrapassa o FM analógico 

O forte consumo de rádio no Reino Unido tem sido notícia nos últimos dias no tudoradio.com. Na última quarta-feira (28) o portal repercutiu um relatório do governo local, que assegurou que as transmissões em FM seguirão ativas por mais uma década, impedindo o desligamento total dessa faixa. Também há um esforço de popularização do rádio digital entre a população de faixas etárias de idade mais avançada, mostrando como é descomplicado ter acesso à essa tecnologia.

A indústria de rádio está considerando que rádio digital é o consumo que ocorre via áudio digital (streaming, por exemplo) e também via ondas terrestres (no caso europeu é através da tecnologia DAB, por exemplo). 

Recomendamos:

> Em relatório, Reino Unido garante FM analógico por mais uma década e indica o fim do AM

> Com desligamento do FM analógico adiado para 2032, Reino Unido volta a intensificar campanhas sobre o rádio digital

Confira na íntegra o infográfico da RAJAR:

Tags: Reino Unido, Inglaterra, audiência, rádio, streaming, plataformas, consumo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.