Terça-Feira, 15 de Fevereiro de 2022 @ 07:31

O Rádio Hoje | Curiosidade: Grupos brasileiros começam a aparecer entre as maiores audiências globais de streaming

São Paulo - Nomes como Grupo JBFM, Rede Mix de Rádio, GC2, Grupo Jovem Pan, Disney, Saudade FM Santos, entre outras, figuram em rankings que contam com gigantes como iHeartMedia

Publicidade

O áudio digital está em alta e o tudoradio.com tem destacado com frequência que isso é uma oportunidade para o rádio ampliar o seu raio de atuação em audiência, alcance e também faturamento. Várias pesquisas divulgadas em nossas páginas colaboram com essa afirmação. E o mesmo acontece com o ranking Webcast Metrics and Streaming Metric da Triton Digital, que afere a audiência das emissoras servidas pela empresa internacional. Nessa medição, várias marcas brasileiras estão avançando entre as maiores audiências do planeta, conforme o trabalho executado por esses grupos é consolidado, sendo possível ter uma dimensão do tamanho da audiência digital presente no streaming dessas estações. 

adstexto

Primeiro é importante salientar que o ranking da Triton Digital monitora apenas as emissoras que são servidas pela empresa canadense, esta que agora faz parte do guarda-chuva da iHeartMedia. E segundo, não é possível comparar publicamente um único canal desses grupos com um outro concorrente. A medição conta com a soma de várias estações que estão dentro de um guarda-chuva de grupo, ou seja, o número apontado sobre a iHeartRadio é relacionado às mais de 800 estações de rádios que a gigante possui nos Estados Unidos. O mesmo vale para outras marcas como Audacy (antiga Entercom), Cumulus Media, Prisa Radio, entre outras.

Dito isso, é possível observar recortes interessantes: no ranking de dezembro, o Grupo JBFM (que envolve a JB FM 99.9 do Rio de Janeiro, Rádio Cidade, além de outros canais digitais aglutinados pela marca), aparece como a 20ª maior audiência digital dentro do ambiente aferido pela Triton, em média de sessões ativas (saiba mais no final deste texto), considerando o filtro das 6h00 às 20h00 (segunda à sexta-feira).

Já no recorte América Latina (Latam Ranker), em ranking liderado pela gigante Prisa Radio (dona de marcas como Los 40), o grupo aglutinado pelos canais da JBFM pula para 4º lugar, ranking este que também conta com a evolução gradativa de emissoras de grupos como Rádio Disney (soma Brasil e demais estações na região), Rede Mix de Rádio, GC2 (Alpha FM e 89 FM A Rádio Rock, neste caso apenas dois canais), Grupo Jovem Pan (também dois canais, sendo as rádios AM e FM de São Paulo), Rede Novabrasil FM, Kiss FM São Paulo, Deus é Amor (rede de rádios) e Grupo Dial Brasil (Rádio Mix FM Rio de Janeiro e SulAmérica Paradiso). Todas são citadas no top 25 Latam Ranker.

Marcas de Santos e Belo Horizonte em destaque no Latam Ranker

Outros recortes interessantes: a Saudade FM 99.7 de Santos, que também conta com a irmã Blue Med 013 FM 100.7 em seu guarda-chuva, já aparece como a 17ª maior audiência latino-americana nesse ecossistema da Triton (Latam Ranker), sendo a 6ª entre os grupos brasileiros

Também é destaque a Alvorada FM 94.9 de Belo Horizonte, que figura como 20ª audiência do ranking de dezembro, com apenas uma rádio.

Vale recordar que os dados são relacionados ao streaming de áudio ao vivo das estações servidas pela Triton Digital. A empresa também divulga regularmente rankings de podcasts, conforme já destacado pelo tudoradio.com.

Relacionadas:
> Webcast Metrics: Jovem Pan, JB FM e NovaBrasil FM já se destacam no consumo de áudio digital entre players da América Latina
> Áudio digital: Rádios do Grupo JB FM estão no top 7 da Triton Webcast Metrics na América Latina 

Sobre o Webcast Metrics:

Segundo a Triton, o serviço de mensuração de "Streaming Webcast Metrics®" é o padrão do setor para dados de consumo de áudio on-line. A empresa informa que fornece dados validados confiáveis, que habilitam os Publishers de áudio em todo o mundo a analisar o consumo de seu conteúdo de áudio por período do dia, tipo de dispositivo, região geográfica, plataforma de distribuição e muito mais.

Os Rankers do Webcast Metrics são uma lista dos principais Publishers e redes de áudio digital de acordo com o serviço de mensuração de Streaming Webcast Metrics da Triton Digital. Três métricas são divulgadas nos Rankers: AAS, SS e ATSL.

O Latam Ranker quantifica o consumo com base na localização do ouvinte, isso quer dizer que somente ouvintes localizados na América Latina são incluídos (o Ranker Global inclui a audiência total). Todas as métricas dos Rankers incluem audição com e sem suporte de anúncios. 

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26896-o-radio-hoje-curiosidade-grupos-brasileiros-comecam-a-aparecer-entre-as-maiores-audiencias-globais-de-streaming