Sexta-Feira, 04 de Março de 2022 @ 07:29

O Rádio Hoje | Três dos maiores grupos de rádios dos EUA continuam divulgando resultados positivos 

São Paulo - iHeartMedia já indica total recuperação de sua receita em relação ao período pandêmico. Audacy aposta em um 2022 de crescimento acelerado

Publicidade

Não são apenas os números expressivos de audiência e alcance que mantém o otimismo do rádio internacional. Uma série de reportagens especiais do portal norte-americano Inside Radio apontaram que o rádio dos Estados Unidos está colecionando números importantes em seus balanços financeiros. O material foca três dos maiores grupos de rádios de lá: iHeartMedia, Audacy e Cumulus Media. A maior, que é a iHeart, informa que já se recuperou completamente das quedas impostas pela covid-19, inclusive registrando crescimento em relação à 2019. Acompanhe:

adstexto

Em relatório aos investidores, a iHeartMedia informou que as receitas totais da empresa superaram o nível pré-pandemia, resultando em um aumento de 3,5% em relação ao quarto trimestre de 2019. "Há uma consistência nos números e nas taxas de crescimento. Não tenho certeza se as pessoas apreciaram totalmente que não é apenas um, dois ou três ou quatro trimestres – há uma história consistente aqui”, destaca o presidente e COO Rich Bressler, que completa dizendo que “nos sentimos muito confortáveis ??com essa história daqui para frente”.

Foram vários os motores que impulsionaram a iHeartMedia nos últimos trimestres: o crescimento digital da empresa foi importante para o avanço das receitas, estes que já representam cerca de 26% do total faturado pelo grupo. Vale o destaque que essa frente significava apenas 1% do total de receitas da iHeartMedia no começo de 2019.

Já o rádio tradicional, concentrado nas operações de suas 850 rádios nos dials AM e FM, também foi um motor de crescimento no quarto trimestre, com receita acima de 9,2% ano a ano, para US $726,3 milhões. Segundo o Inside Radio e o informe da empresa, toda essa receita ajudou a gerar US $52 milhões em fluxo de caixa livre. A empresa também melhorou suas margens de lucro ano a ano, para 34% para o Grupo Multiplataforma (que abrange a operação de dial) e 36% para o Grupo de Áudio Digital (streaming, podcasts, entre outros).

Audacy e Cumulus Media

Segundo maior grupo de rádios nos Estados Unidos, a Audacy disse a investidores que  2021 foi um ano de “sólido crescimento de receita” e “transformação estratégica”. Foi no ano passado que a empresa se reposicionou, deixando de atuar como Entercom e assumindo o nome Audacy.  “Reimaginamos a Audacy propositalmente como uma empresa de entretenimento e conteúdo de áudio multiplataforma escalável, com excelentes posições de liderança em todo o espectro de áudio, incluindo as áreas de crescimento mais rápido do negócio”, afirmou David Field, CEO da empresa.

A Audacy informou que sua receita geral de streaming de áudio aumentou 35% durante o quarto trimestre. Já o faturamento total do quarto trimestre cresceu 8% ano a ano, para US$ 344,7 milhões. Segundo a empresa, a receita spot de transmissão (FM e AM), incluindo vendas de anúncios locais e nacionais, cresceu 2,4% ano a ano, para US $222,1 milhões. Desconsiderando a política, a receita spot aumentou 10%. E as vendas locais se recuperaram mais rápido do que as nacionais. A grande maioria da receita da Audacy é gerada por suas 235 estações de rádio em 48 mercados.

Mary Berner, CEO da Cumulus Media, também destacou os resultados positivos da empresa. Segundo o Inside Radio, a executiva afirmou que o grupo teve “forte recuperação de receita” nas principais vendas de anúncios de rádio (+7% em relação a 2020, excluindo política) e um crescimento digital “substancial” (aumento de 48% ano a ano, para US$ 125 milhões).  A empresa registrou um ganho de 2,6% ano a ano na receita total, para US $252,3 milhões no quarto trimestre de 2021.

Veja também:
> Rádios dos EUA colecionam recordes de audiência em festas de fim de ano. Nielsen destaca os formatos mais ouvidos
> Relatórios apontam crescimento nas receitas de rádio e áudio para 2022
> Curiosidade: Grupos brasileiros começam a aparecer entre as maiores audiências globais de streaming

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

+ Áudio digital é um dos fatores que indicam um resultado positivo de longo prazo para o rádio

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Campanha da Audacy em março de 2021, quando o grupo deixou de operar como Entercom

Com informações do portal Inside Radio, Audacy, HeartMedia e Cumulus Media

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26983-o-radio-hoje-tres-dos-maiores-grupos-de-radios-dos-eua-continuam-divulgando-resultados-positivos