Terça-Feira, 07 de Junho de 2022 @ 07:29

O Rádio Hoje | Alemã Bauer conclui aquisição das rádios da Media Capital de Portugal

São Paulo - Movimentação já era acompanhada pelo mercado internacional e confirmação final da aquisição veio na semana passada

Publicidade

O Grupo Media Capital, até então dono do principal conglomerado de rádios de Portugal, teve a aquisição dessa área finalizada por parte da alemã Bauer Media Audio. O acordo, segundo a mídia especializada local, gira em torno de 69,6 milhões de Euros e foi revelado inicialmente em fevereiro passado. “Esta aquisição marca a entrada da Bauer Media Audio no mercado português, expandindo o seu negócio de áudio existente em nove países”, indica o comunicado sobre a conclusão da aquisição. Entre as emissoras controladas pela Media Capital Rádios (MCR), parte adquirida pela Bauer, está a Rádio Comercial.

adstexto

Com a aquisição, a Media Capital Rádios passará a chamar-se Bauer Media Audio Portugal. O grupo de rádios é composto por emissoras como Rádio Comercial FM, Smooth FM, Vodafone FM, M80 e Cidade FM, entre outras. Elas totalizam um alcance semanal de 4,5 milhões de ouvintes, em um país cuja população é de 10,3 milhões (estimativa de 2020).

"O grupo detém quatro das 10 estações de rádio mais ouvidas em Portugal, e com a adição deste portfólio líder de mercado, incluindo Rádio Comercial, M80, Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM, o alcance semanal da Bauer Media Audio se estenderá a mais de 61 milhões de ouvintes”, afirmou Bauer em comunicado.

A Bauer Media Group é um grupo de mídia alemão, cuja sede fica na cidade de Hamburgo. Mas na área de rádio o seu principal mercado é o Reino Unido, através da Bauer Radio, onde controla marcas como Kiss, Absolute Radio, Greatest Hits, RadioHits, Magic, entre outras.. No ano passado o grupo fez aquisições na Eslováquia, Irlanda e Finlândia. Agora chega a Portugal e se firma como um dos maiores grupos de rádio do mundo.

Já o Grupo Media Capital deverá focar os seus esforços na produção audiovisual, especialmente no mercado de televisão. “A venda da MCR está alinhada com a estratégia do grupo de acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital, e também consolidar a trajetória de recuperação no segmento de televisão”, afirma Mário Ferreira, presidente do Grupo Media Capital. 


Logotipo do grupo alemão Bauer

Mais movimentações internacionais:
iHeartMedia fecha parceria na área de áudio digital com a francesa NRJ Group
Curiosidade: Empresa inglesa manifesta interesse em aumentar participação na iHeartMedia
IHeartMedia adquire a Triton Digital e passa a contar com a Global como uma de suas acionista

Com informações do portal Radio World. Colaborações de Fernando Morgado e David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27489-o-radio-hoje-alema-bauer-conclui-aquisicao-das-radios-da-media-capital-de-portugal