Quinta-Feira, 30 de Março de 2023 @ 07:29

Tendências | Radiodays Europe 2023 discute o futuro do rádio em Praga

São Paulo - Conferência europeia do setor foi realizada na República Tcheca (Chéquia) e abordou inteligência artificial, evolução nos carros, entregas de áudio, entre outros pontos

Publicidade

Entre os dias 26 e 28 de março, Praga sediou a Radiodays Europe 2023, a principal conferência europeia do setor, que reuniu mais de 1.300 visitantes no Centro de Congressos de Praga. Os anfitriões Veronika Ruppert e Paul Robinson deram as boas-vindas aos participantes, juntamente com Peter Niegel, gerente geral da Radiodays Europe. A conferência abordou a adaptação a novas tecnologias e a permanência relevante no cenário de rádio atual. Os painéis e sessões abordaram diversos tópicos, incluindo rádio em carros, medição híbrida do rádio e a interação entre inteligência artificial e o setor. E a edição 2024 já tem local definido: será em Munique, na Alemanha.

adstexto

Abertura da conferência

A cerimônia de abertura contou com uma apresentação musical da cantora tcheca Tea Sofia e discursos de figuras importantes do setor, como René Zavoral, Diretor Geral da Rádio Tcheca, e Richard Dawkins, presidente de áudio do Bauer Media Group. Dawkins destacou a importância de focar nos fundamentos sólidos da indústria de rádio e a adaptação às novas tecnologias. Andriy Taranov, convidado especial da conferência, pediu que as pessoas não esqueçam a guerra na Ucrânia e se mantenham informadas sobre a situação.

Painéis e sessões

A conferência abordou temas relevantes para o setor de rádio em diferentes painéis, como a evolução do rádio no carro, a importância dos carros para o rádio, repensando a perspectiva do rádio, medição híbrida do rádio e a promoção do rádio. Os participantes discutiram a adaptação a novas tecnologias, a melhoria da experiência do usuário e o papel da inteligência artificial na indústria de áudio.

Acompanhe um resumo de alguns dos destaques de painéis realizados no Radiodays Europe 2023:

Rádio precisa evoluir no carro

Durante a conferência Radiodays Europe 2023, um painel enfocou a evolução do rádio nos carros e a necessidade de adaptação. Tomas Granryd, chefe de parcerias digitais da rádio sueca, destacou a importância de adaptar os aplicativos para criar uma linguagem visual específica para carros e "dar vida ao áudio". Laurence Harrison, da Radioplayer, mencionou os desafios para introduzir um novo sistema fundamental em um carro, que pode levar até três anos. Laurent Frisch, chefe de Digital & Production e CDO da Radio France, também enfatizou a rápida evolução da indústria automobilística, alertando que "se perdermos o carro, perderemos o mais importante".

Gwendolin Niehues, da ARD, destacou a importância de tornar o rádio fácil de encontrar e impossível de perder nos carros, dado o avanço da tecnologia automotiva e do software de experiência do usuário. Roger C. Lanctot, diretor de Mobilidade Conectada Automotiva na TechInsights, apontou que os carros são indicativos de intenção e representam ambientes publicitários únicos. Ele também mencionou a importância da voz e localização para anunciantes e o surgimento de um relacionamento baseado em assinatura com o proprietário e o próprio carro.

Recomendadas:
> Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
> Brasil: Lançamento de rádio automotivo de baixo custo da JBL acende um alerta no setor sobre o FM estendido
> Daniel Starck: "O rádio de carro sem dial FM"

Christian Winter, da Cariad, apresentou o novo software Cariad, que visa reformular a experiência automotiva, oferecendo rádio híbrido e um assistente digital pessoal. Gwendolin Niehues, da ARD alemã, apresentou o aplicativo ARD Audiothek, que fornece conteúdo de rádio e se beneficia da conectividade do carro para personalizar o conteúdo com base na localização.


Lista de rádios européias mostradas pelo nome, via RDS e DAB / crédito: tudoradio.com

Em outro painel, Martina Rihova, CEO da Active Radio, discutiu os desafios enfrentados pela indústria de áudio e o papel da IA. Ela observou que o rádio comercial está se voltando mais para o entretenimento, enquanto os podcasts abordam assuntos atuais.

Deb Hishon, diretora de medição de mídia da GfK, explicou como a empresa está trabalhando para modernizar sua metodologia e lançar o sistema de pesquisa Radio 360 em meados de 2023. A nova metodologia leva em consideração a padronização dos dados, escuta conjunta e as diferenças entre ouvintes lineares e streaming.

Niall Power, chefe da rádio Station Sound of Ireland's Beat 102 103, enfatizou a importância de promover o rádio e apresentou suas 10 melhores promoções de rádio de todo o mundo. Ele destacou a necessidade de interação com os ouvintes.

Por fim, Daniel Anstandig, CEO e co-fundador da Futuri Media, abordou a nova tecnologia RadioGPT orientada por IA e afirmou que os empregos no rádio não seriam perdidos com a introdução de vozes sintéticas. Ele destacou que a IA está aqui para expandir o superpoder do rádio, não para substituir empregos. Anstandig acrescentou: “As pessoas não serão substituídas pela IA, mas por pessoas que usam a IA”.

A edição de 2024 acontecerá em Munique

Radiodays Europe, o principal encontro internacional da indústria do áudio, será realizado em Munique de 17 a 19 de março de 2024. O local da 14ª edição do Radiodays Europe foi revelado, como de costume, no último dia da conferência deste ano, que ocorreu em Praga de 26 a 28 de março. O apoio local para a realização do evento de 2024 é proporcionado pela Bayerischer Rundfunk, Antenne Bayern Group, Verband Bayerischer Lokalrundfunk (VBL), Vereinigung Bayerischer Rundfunkanbieter (VBRA), assim como pela cidade de Munique e pelo Estado Livre da Baviera. Os parceiros locais são coordenados pela XPLR: MEDIA na Baviera.

Stefan Sutor, da XPLR: MEDIA na Baviera, declarou: "Estamos muito felizes com a decisão de realizar o Radiodays Europe em Munique no próximo ano. Isso representa um forte sinal para o cenário midiático da Baviera e seu diversificado ambiente de áudio. Esse ambiente de áudio caracteriza o estado federal: na Baviera, existem mais de 90 estações de rádio privadas, algo único na Alemanha. Seja no ar, via DAB+ ou online, a Baviera é um local especial para inovações em áudio. Em parceria com os colaboradores locais, faremos de Munique o epicentro da indústria internacional de áudio em março de 2024."

O Radiodays Europe foi fundado em Copenhague em 2010 e, desde então, tem sido realizado anualmente em diferentes cidades europeias. Ao longo dos anos, tornou-se a conferência internacional mais relevante para profissionais do rádio, reunindo mais de 1.600 participantes de 65 países. É o principal encontro da indústria europeia de rádio, podcast e áudio, atraindo emissoras públicas e privadas, podcasters de variados portes e especialistas em áudio de diversos setores.

Relacionadas:
> Rádio segue isolado na liderança de consumo entre as mídias de áudio que contam com anúncios, diz Share of Ear
> Em convenção, europeus se movimentam para manter domínio do rádio nos carros

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da assessoria do Radiodays Europe e portal RadioToday (UK)

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/29057-tendencias-radiodays-europe-2023-discute-o-futuro-do-radio-em-praga