Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 13 de Março de 2023 @ 07:28

O Rádio Hoje | Rádio segue isolado na liderança de consumo entre as mídias de áudio que contam com anúncios, diz Share of Ear

São Paulo - Dado é importante, já que posiciona o rádio como principal fonte de publicidade em áudio nos Estados Unidos

Publicidade

O rádio AM/FM dos Estados Unidos segue líder isolado em consumo de áudio que conta com anúncios. Ou seja, entre todos os formatos de mídia desse tipo que carregam alguma publicidade, o rádio é a plataforma mais utilizada pelo público em geral. Esse quadro, comum para o meio, vem se mantendo mesmo com o avanço em consumo de outras plataformas de áudio. E, mesmo para públicos mais jovens, que são mais dispostos a consumir formatos digitais/conectados, o rádio também lidera em consumo entre todas as mídias de áudio com publicidade. As descobertas são da nova edição do Share of Ear, da Edison Research, referente a 2022.

Para o público geral, o rádio AM/FM corresponde por 59% do consumo de áudio que possui algum tipo de publicidade, contra 15% do YouTube, 12% de podcasts, 11% para streaming de áudio e 3% para outros formatos. Aqui vale a menção de que a indústria de rádio norte-americana também participa da fatia do streaming, já que oferecem plataformas digitais desse tipo através de serviços de podcasts e streaming de música.

Agora a surpresa, pelo menos para quem não acompanha o rádio de perto, está para a geração entre 13 e 24 anos. Segundo a Edison Research, esse público é muito adepto ao consumo de áudio digital através de seus smartphones, tanto que as participações de formatos como podcasts, YouTube e serviços de streaming ganham destaque. Mas a liderança entre todos os formatos de áudio segue com o rádio, com 33% do total. YouTube já tem 31%, 20% para os serviços de streaming e podcasts aparecem com 15% para esse público mais jovem.

Também é destaque o tamanho do consumo do rádio para outras faixas etárias: norte-americanos de 25 a 54 anos gastam mais da metade de seu tempo diário de áudio com publicidade (55%) com rádio AM/FM (incluindo dial terrestre e streamings), e o público de 55 anos ou mais gastam a esmagadora maioria de seu tempo de áudio suportado por anúncios (78%) com rádio AM/FM (incluindo offline e online, ou seja, streaming das emissoras). 

Nos últimos anos, analistas do setor alertam que, toda vez que aparece um recorte sobre o tamanho do rádio no universo de áudio que conta com anúncios, é importante observar a percepção dos compradores de mídia sobre como eles enxergam esse mercado. E esses profissionais continuam superestimando as plataformas digitais de streaming, seja sobre o consumo de áudio, como também o tamanho delas na audiência e no volume de conteúdo que carregam anúncios.

Vale ressaltar que "áudio suportado por anúncios" é algo fundamental para qualquer estratégia publicitária que envolva o áudio e é importante que o mercado entenda o tamanho do rádio nesse quesito.

Relacionadas:
> Nielsen consolida dados de audiência no Natal e emissoras batem recordes nos EUA
Rádio é uma aposta segura para anunciantes, diz eMarketer
Rádio AM/FM segue líder entre os formatos de áudio que contam com anúncios. Plataformas de streaming não avançam


Infográfico que mostra a divisão de consumo entre as plataformas de áudio com publicidade / Edison Research - Share of Ear - dados de 2022

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: Rádio, consumo, mercado, publicidade, marketing, anuncio, percepção, áudio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.