Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Março de 2023 @ 07:29

Tendências | Lançamento de rádio automotivo de baixo custo da JBL acende um alerta no setor sobre o FM estendido

São Paulo - Empresa anuncia sua primeira linha popular de rádio automotivo, mas o equipamento não conta com a faixa estendida do FM (76.1 FM a 87.3 FM), hoje usada no Brasi

Publicidade

A JBL, empresa de renome na área de som portátil, anunciou sua primeira linha de rádio automotivo popular, o JBL Celebrity 100. O produto vem a um preço acessível e promete uma boa experiência de rádio FM. Porém, a ausência da faixa estendida de FM (76.1 FM a 87.3 FM), utilizada no Brasil, levanta preocupações no setor.

A JBL é uma importante aliada da indústria do rádio, produzindo rádios portáteis de qualidade com recursos como captação de sinal e RDS (Radio Data System). No entanto, a falta de suporte ao FM estendido, utilizado em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife desde maio de 2021, pode ser considerada uma falha.

Curiosamente, em modelos de receptores automotivos da marca JBL em veículos como a Troller, cuja comercialização foi encerrada em 2021 após a saída da Ford, o FM estendido está disponível. 

Outros rádios automotivos importados e fabricados pelas próprias montadoras também enfrentam a mesma questão. A boa notícia é que os principais kits multimídia incluem rádios de qualidade, com recursos como recepção, organização das estações via RDS e comandos de voz. Contudo, o tudoradio.com recebeu relatos de rádios de marcas como BMW e Mercedes que não possuem o FM estendido em linhas posteriores a 2021. Entre as linhas premium, a Audi já inclui o FM estendido em seus modelos mais recentes.

Em alguns casos, a atualização de software resolveu o problema, como relatado por um colaborador do portal tudoradio.com. No entanto, há dificuldades na comunicação com as concessionárias, que muitas vezes desconhecem a questão do FM estendido.


Novo modelo de rádio automotivo da JBL / crédito: divulgação-JBL

O tudoradio.com consultou concessionárias de marcas populares como a Volkswagen, mas os funcionários não souberam informar sobre atualizações para multimídias sem FM estendido. É importante mencionar que os modelos da Volkswagen a partir de 2019 já possuem a nova faixa aberta.

+ Pesquisa: Rádio AM/FM lidera consumo de áudio além do ambiente automotivo

O FM estendido tem avançado em consumo e disponibilidade, com a maioria dos kits automotivos populares e smartphones incluindo a nova faixa de FM. Isso resulta em números expressivos, como o alcance medido pela Kantar IBOPE Media de rádios que operam em eFM desde 2021. Porém, o setor deve estar atento aos novos modelos de rádios automotivos sem eFM e ao desconhecimento sobre o assunto nas redes de concessionárias.

A popularização da faixa eFM teve início com uma portaria do Governo Federal em 2017, que impulsionou a oferta de rádios com a nova faixa a partir de janeiro de 2019. A nova parte do espectro FM brasileiro passou a ser operada em maio de 2021, quando surgiram as primeiras estações fixas no dial.

Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
Daniel Starck: "O rádio de carro sem dial FM"


Registro da sintonia de uma estação em eFM (Rádio Cultura Brasil FM 77.9, de São Paulo) no multimídia Mylink, da Chevrolet / crédito: Maurício Viel

Relacionadas:
> São Paulo já conta com 10 FMs operando na faixa estendida. Rádio ABC inicia transmissão experimental
> Rádio Capital amplia sinal em FM entre a Grande São Paulo e o interior paulista
> Janeiro de 2022: Em enquete, 59% dos participantes relataram ter um receptor com FM estendido (eFM)

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: Rádio, automotivo, JBL, dial estendido, Brasil

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.