Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Março de 2023 @ 07:30

São Paulo já conta com 10 FMs operando na faixa estendida. Rádio ABC inicia transmissão experimental

São Paulo - Jovem Pan News e Rádio Nova Morada devem ampliar a lista de eFM ativas. Rádio Capital e Rádio Nacional preparam suas estruturas definitivas

Publicidade

Atualizado - Entre todas as transmissões em FM estendido (eFM) com cobertura de sinal local ou parcial, a Grande São Paulo já conta com 10 estações ativas em seu dial. A ocupação da faixa, inaugurada em 2021, foi ampliada na noite da última segunda-feira (6), quando a Rádio ABC AM 1570 iniciou a operação experimental de sua estação em FM a partir de Santo André, na sintonia 81.9 FM. E o número de eFMs no ar deve mudar já nas próximas semanas, já que estações como Jovem Pan News AM 620 e Rádio Nova Morada AM 1260 realizaram testes recentes na faixa FM. Acompanhe os detalhes:

Na semana passada, o tudoradio.com acompanhou parte dos ajustes finais da estrutura da migrante AM-FM da atual Jovem Pan News AM 620, rádio que deverá operar em breve em 76.7 FM. A estrutura da nova FM está praticamente finalizada e tem previsão de entrar no ar de forma fixa já nos próximos dias. A Jovem Pan News vai operar com um transmissor GatesAir com 40kw, através de uma nova antena instalada no topo do edifício onde fica a sede do Grupo Jovem Pan, na Avenida Paulista. Vale recordar que, em 2014, a emissora realizou testes em eFM, através da sintonia FM 84.7.

Antes, entre janeiro e fevereiro, a Rádio Nova Morada AM 1260 chegou a realizar transmissões experimentais em 84.3 FM, com boa cobertura de sinal em toda Grande São Paulo. A estação em FM da emissora deverá entrar no ar ainda neste primeiro semestre de 2023, com sua transmissão partindo da Avenida Doutor Arnaldo (Zona Oeste da capital paulista).

Outra estação que deverá apresentar novidades é a Rádio Capital FM 77.5, que está finalizando a sua nova estrutura, localizada no Pico do Jaraguá. Com isso, a emissora que foi uma das pioneiras na faixa eFM no Brasil, passará a ter amplo alcance de sinal na Grande São Paulo, região de Jundiaí e também poderá alcançar as regiões de Campinas, Sorocaba e Bragança Paulista. Atualmente a Rádio Capital conta com uma estrutura de transmissão provisória, instalada no topo de sua sede, na região do Paraíso.

Também no Pico do Jaraguá, a Rádio Nacional FM 87.1 deverá apresentar novidades. Um novo sistema irradiante foi instalado no local, que irá ampliar o seu porte de sinal, que já é de característica regional. A estação não é uma migrante AM-FM e também foi uma das pioneiras na faixa eFM no Brasil.

E a novidade mais recente está relacionada à Rádio ABC AM 1570 de Santo André. A emissora da Grande São Paulo ligou sua estação na noite desta segunda-feira (6), em 81.9 FM. Colaboradores do tudoradio.com relataram uma ampla cobertura de sinal da nova FM pela capital e região metropolitana, incluindo captação parcial de sinal na região de Jundiaí. A novidade foi registrada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Maurício Viel, jornalista e pesquisador da história do rádio e da televisão, enviou ao tudoradio.com um relato sobre as novidades mais recentes no eFM de São Paulo. Acompanhe:

Jovem Pan News: A emissora que promoveu os primeiros testes do e-FM no Brasil, em 2014, agora está próxima de inaugurar definitivamente suas operações na nova faixa. Com tudo pronto, em breve será divulgada a data para o início das transmissões em 76,7 MHz, com um transmissor de 40 kw da Gates Air e uma antena ERI com seis elementos. A programação será a mesma da Jovem Pan News, transmitida em São Paulo em AM 620 KHz. Para a montagem da antena da FM 76,7 sobre o edifício-sede da emissora, na Av. Paulista, foram necessárias grandes manobras. A antiga torre da tradicional FM 100,9, construída em 1976, foi parcialmente desmontada para ser erguido um prolongamento entrelaçado, com capacidade para abrigar duas antenas de FM. Da torre antiga, somente sua base foi mantida e a nova estrutura recebeu, em sua lateral, a antena que irá operar em 76,7 MHz. Em breve será instalada no topo a nova antena da 100,9.


Registro da montagem da antena da 76.7 FM no topo do prédio que serve de sede para o Grupo Jovem Pan. Torre da 100.9 FM também passa por mudanças / crédito: tudoradio.com

Rádio Nova Morada: O sistema irradiante da estação de e-FM já está instalado na Av. Dr. Arnaldo (Zona Oeste) e aguarda autorização para iniciar as operações em 84,3 MHz. Por vezes, o sinal de teste da emissora tem sido irradiado, mas sem programação.

Rádio Capital: Um novo e definitivo sistema irradiante está em fase final de instalação e deverá entrar em operação nos próximos dias. A Capital é uma das pioneiras na ativação das transmissões científicas e experimentais do e-FM no Brasil, operando em 77,5 MHz a partir de uma instalação provisória, com posição não muito privilegiada sobre sua sede, no bairro do Paraíso. Mas, agora, a Capital vai transmitir em alta potência de uma torre instalada no Pico do Jaraguá, na Zona Oeste, um dos pontos mais altos da Região Metropolitana de São Paulo. Será utilizado o mesmo transmissor que atualmente está no ar, que conta com 12,5 kw de potência, contudo, agora estará conectado a uma antena com oito elementos (ao invés de quatro) e estará a pouco mais de 1000 m de altitude.

Rádio ABC: A estação migrante de AM 1570 iniciou suas operações experimentais na noite do dia 06/03/23, em 81,9 MHz, com transmissão feita a partir de uma torre recém-construída em Santo André, no mesmo terreno de onde é feita a transmissão em Ondas Médias. O sinal está ainda com potência reduzida, mas já transmite a programação da emissora. O áudio ainda está em ajustes.

Rádio Nacional: A emissora da estatal EBC - Empresa Brasil de Comunicação também está se preparando para colocar no ar sua estação definitiva de e-FM em São Paulo. A Rádio Nacional FM 87,1 deverá passar a operar, nos próximos dias, a partir de um novo sistema irradiante, instalado na mais alta das duas grandes torres do Pico do Jaraguá, bem ao lado da nova antena da Rádio Capital. A Nacional, que já vinha operando de outra torre próxima, vai ganhar mais potência e deve alcançar boa parte do Estado de São Paulo, bem como a Baixada Santista.

Relacionadas:
Migração AM-FM poderá movimentar o dial FM de São Paulo já a partir de janeiro
Nova etapa da migração AM-FM começa a ficar visível em São Paulo: estruturas passam por montagem

eFMs ativas na Grande São Paulo - emissoras com sinais locais e parciais na capital paulista - Clique aqui e veja aqui a lista completa.

77.5 FM - Rádio Capital
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil
79.5 FM - Rádio São Paulo
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
81.9 FM - Rádio ABC - Santo André
83.1 FM - Rádio Vibe Mundial - Santa Isabel
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos
86.3 FM - Rádio Bandeirantes
87.1 FM - Rádio Nacional

Veja aqui a lista completa do dial FM na Grande São Paulo

Veja aqui a lista completa de migrantes AM-FM já ativas em FM no Brasil

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Colaboração de Maurício Viel


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: São Paulo, AM, FM, transmissão, montagem, estrutura, sinal, estação, migração AM-FM, FM estendido, eFM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.