Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2016 @ 15:10

Panorama: Capitais começam a receber as suas primeiras migrantes AM-FM

Brasília - Natal já conta com a CBN em 91.1 FM e Florianópolis terá a Guararema em 97.7 FM. Manaus também está na lista

Publicidade
A migração AM-FM está avançando pelo país. Após a divulgação da lista das próximas estações migrantes que serão autorizadas a operar em FM, várias capitais passarão a contar com novas FMs na chamada “faixa convencional”, que vai de 88.1 FM a 107.9 FM. E são vários centros importantes que serão contemplados, como Manaus, Maceió, Florianópolis (região metropolitana), Teresina, Aracaju, Campo Grande, Cuiabá e Natal, sendo que esta última foi a primeira capital de estado a abrigar uma migrante AM-FM em seu dial, através da CBN FM 91.1 (está no ar desde o dia 10 deste mês). Acompanhe:
 
 
Na lista das próximas migrantes AM-FM há uma líder de audiência (Kantar Ibope Media) no dial AM de uma região metropolitana. Trata-se da atual Guararema AM 1230 da Grande Florianópolis, cuja concessão pertence ao município de São José. A migrante AM-FM vai operar como Guararema FM 97.7 e está na lista divulgada hoje (20) pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). A Guararema, rede estadual que neste mês lançou um novo portal na internet, já está na expectativa para a mudança de canal. A futura 97.7 FM deverá ter sinal local em Florianópolis, assim como a atual Rádio Record AM 1490 (também de São José e que migrará para 107.3 FM).
 
Outra importante emissora que está na lista das próximas migrantes AM-FM é a Rádio Rio Mar AM 1290 de Manaus, afiliada à rede liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo. A emissora amazonense vai operar em 103.5 FM e poderá ser primeira migrante sediada em uma capital cuja população do município supera a marca de 1 milhão de habitantes (Manaus beira os 2 milhões em população, segundo estimativas do IBGE). Manaus também conta com duas migrantes AM-FM indicadas: a Rádio Difusora em 93.7 FM e a Rádio Bare em 95.7 FM (atual CBN AM 1440), estações que também estão na iminência de migrar para o FM.
 
Teresina é outra capital que deverá receber três migrantes AM-FM na próxima “leva” do processo. Uma delas é de Timon, cidade localizada no Maranhão, mas que é vizinha à capital do Piauí. Trata-se da atual AM 570 que irá para a frequência 90.3 FM. As atuais CBN AM 910 e Rádio Pioneira AM 1150, ambas concessões de Teresina, também estão na lista divulgada pelo MCTIC. Em Aracaju a Rádio Jornal AM 540 será a próxima a migrar, segundo a lista divulgada pelo ministério.
 
Em Campo Grande as rádios Difusora Pantanal AM 1240 e Deus é Amor AM 1180 estão próximas de migrar para o FM convencional. Já em Cuiabá, a lista contempla as emissoras Rádio Cultura AM 710 e CBN AM 590
 
Natal
 
A capital do Rio Grande do Norte foi a primeira a contar com uma FM migrante em operação. A atual CBN FM 91.1 já está no ar, emissora originada em 1190 AM. A transmissão foi iniciada no último dia 10, conforme noticiado pelo tudoradio.com. E a cidade também aparece na lista divulgada pelo MCTIC, através da indicação da Nordeste Evangélica AM 900 como uma das rádios migrantes que farão a assinatura no próximo dia 7, em Brasília.
 
Além de Natal, a CBN também conta com outras afiliadas que estão próximas para ocupar canais em FM. Conforme já citado nesta matéria, aparecem na lista divulgada pelo MCTIC as afiliadas de Teresina e Cuiabá. A atual CBN de Manaus também já conta com a sua sintonia FM indicada na Anatel (mas não está na lista divulgada pelo ministério).
 
Clique aqui e veja a lista completa com as migrantes AM-FM que farão em Brasília a assinatura do processo no próximo dia 7.
 
Saiba mais sobre a migração AM-FM: Clique aqui para ver detalhes sobre o processo
 
Dials FM - As migrantes AM-FM que estão indo ao ar já estão presentes em nossos dials: clique aqui. Veja também pelo Aplicativo tudoradio.com

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Migração AM-FM, lista, MCTIC, assinatura, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.