Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2024 @ 11:10

Dial de Ribeirão Preto (SP) inicia 2024 com Rádio Mix FM, Nativa FM e Metropolitana FM

Ribeirão Preto – Rádio Mix FM já está no ar. Nativa FM e Metropolitana FM têm estreias previstas para fevereiro. Migração AM-FM movimenta o FM local

Publicidade

O dial de Ribeirão Preto (SP) começou 2024 agitado. Conforme vem sendo acompanhado pelo tudoradio.com, a cidade paulista passa a contar com três marcas de redes paulistanas, mexendo no FM de uma das principais cidades do interior do Brasil. A Rádio Mix FM 91.7 estreou na quarta-feira (10). A futura Nativa FM 101.9 está em fase final de construção de sua sede em um shopping e a futura Metropolitana FM 99.3 foi anunciada nesta sexta-feira (12). As três novas FMs são frutos do processo de migração AM-FM de estações da faixa AM.

A futura emissora parceira da Rede Nativa FM, a Nativa FM 101.9, tem estreia prevista para o final de fevereiro. A rádio está em fase de construção de sua sede, que ficará no Shopping Santa Úrsula, no centro de Ribeirão Preto. O Grupo Bandeirantes de Comunicação, responsável pela emissora, não confirmou uma data prevista para o início da grade, mas tem a expectativa de que seja em fevereiro.

Vale recordar que, no final do ano passado, a estação que irá abrigar a Nativa FM na cidade iniciou sua operação em 101.9 FM, encerrando a passagem da até então Rádio Bandeirantes FM 85.3. A emissora era a última migrante AM-FM ativa em FM estendido (76.1 FM a 87.3 FM), tendo em vista que Ribeirão Preto teve autorização para realocar suas migrantes para o FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM).

Outra novidade no dial é a afiliada da Rede Metropolitana FM Brasil, a Metropolitana FM 99.3. O tudoradio.com noticiou na manhã desta sexta-feira (12) que a marca foi a escolhida para ocupar a frequência 99.3 FM, que é fruto do processo de migração AM-FM da antiga Rádio CMN AM 750.

A estação é controlada pelo Mega Sistema de Comunicação, que recentemente fez o movimento de adquirir o canal da CMN para ampliar a sua presença no mercado local. De acordo com as partes envolvidas, a data de estreia será definida, prevista para fevereiro.

Das três novidades no dial, a que já está no ar é a afiliada da Rede Mix de Rádio, a Rádio Mix FM 91.7. A emissora foi integrada à rede na abertura do programa Mix Tudo da última quarta-feira (10). A marca substituiu a R91 FM, que seguiu com sua programação até instantes antes da virada, esta que também veio de um processo inicial de troca de canal, quando atuou brevemente como R83 FM, em 83.1 FM.


Logotipos das emissoras envolvidas nas mudanças do dial FM local neste início de 2024

Em resumo, a migração AM-FM acabou influenciando diretamente no mercado de Ribeirão Preto, com dois de seus principais grupos locais aproveitando o movimento para expandir suas operações na praça. Essas novas FMs já mexeram com o dial local em 2022, quando a Kiss FM 105.3 surgiu na praça após a migração AM-FM da antiga Rádio Cultura AM 1330.

Praça de rádios locais fortes e redes importantes

Ribeirão sempre foi reconhecida pela força de suas marcas locais e isso continua nos dias atuais, através de FMs bem estabelecidas e que concentram os maiores volumes de audiência da praça, atuando em formatos diferentes. Mas nesse novo cenário, várias redes passaram a contar no dia a dia do FM local. Acompanhe a lista de redes no ar na cidade ou que estão em fase de implantação:

89.1 FM - Ótima FM (popular/hits)
90.5 FM - CBN (jornalismo/esportes)
91.3 FM - Novabrasil FM (adulto/nacional)
91.7 FM - Rádio Mix FM (jovem/adulto-pop)
93.1 FM - Jovem Pan FM (jovem/pop)
96.7 FM - Rádio Clube 1 / BandNews FM (jornalismo/esportes)
99.3 FM - Metropolitana FM (jovem/hits - em implantação)
101.9 FM - Nativa FM (popular/sertaneja-romântica - em implantação)
105.3 FM - Kiss FM (adulto/rock)
107.5 FM - Massa FM (popular/sertanejo

+ Veja aqui a lista completa de FMs captadas na cidade


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, estreias, redes, Metropolitana FM, Nativa FM, Rádio Mix FM, Ribeirão Preto

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.