Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quarta-Feira, 02 de Março de 2011 @

Eldorado Brasil 3000 e Rádio Estadão: confuso, porém explicável

Na bagunça criada no dial, o Estado vai tentar organizar a série de projetos levados ao ar através
Publicidade
Nas últimas duas semanas o assunto principal na roda de conversas sobre rádio em São Paulo é a ?bagunça? promovida pelo Grupo Estado, em parceria com a Fundação Brasil 2000 e a ESPN Brasil. O resultado dessa ?desordem? no dial será a criação de duas novas rádios e a extinção de outras duas. Quem chega? Rádio Estadão ESPN e Eldorado Brasil 3000. Quem sai? Eldorado AM e 107.3 FM. Porém isso é menos complicado do que parece.

Na bagunça criada no dial, o Estado vai tentar organizar a série de projetos levados ao ar através da parceria com a ESPN, além da recém-criada rede nacional de rádios controlada pelo grupo. A idéia é assumir a bandeira esportiva através de uma única rádio (executada em dois canais) somando a tradição nacional em jornalismo do Grupo Estado através do jornal O Estado de S.Paulo e da Agência Estado.

O que o grupo tem até este presente momento: uma rádio tradicional no AM (frequência 700 KHz) que executa programação jornalística e esportiva (via ESPN) que virou cabeça de uma rede nacional ( Rede Eldorado ESPN), outra estação tradicional com grade voltada ao público adulto-qualificado (Eldorado FM) e uma parceria com a 107.3 FM (Fundação Brasil 2000) para jogar o conteúdo esportivo veiculado na Eldorado AM no dial FM.

A partir de março a situação muda, com a definição desses projetos e fortalecimento das parcerias já existentes. A Eldorado AM sai de cena e se transforma em Rádio Estadão ESPN, projeto que ocupará de forma simultânea os mercados AM e FM de São Paulo (no AM em 700 KHz e em FM através dos 92.9). O grupo opta por preservar a marca tradicional Eldorado através da programação atualmente executada em 92.9 FM, migrando a rádio para 107.3 FM, em parceria com a Fundação Brasil 2000.

Em resumo: a Eldorado AM troca de nome e ganha um canal em FM, além de contar com duas marcas nacionalmente conhecidas (Estadão e ESPN) para fortalecer sua rede. A Eldorado FM que ficou conhecida em 92.9 FM ganha uma nova casa (a 107.3 FM) e sofre uma adaptação em seu nome fantasia, nada além disso. Já quem some de vez é a antiga Brasil 2000, rádio que nos últimos anos vem ?cumprindo tabela? em São Paulo após uma trajetória de relativo sucesso entre a década de 90 e começo dos anos 2000, porém continuará sendo lembrada pelo mercado através da adaptação imposta ao nome da Eldorado FM nesta nova fase.

A marca Eldorado é um peso positivo no mercado de rádio de São Paulo, porém sua principal força está no publico qualificado e fiel que acompanha os 92.9 FM. Em 700 AM (programação jornalística e esportiva), a marca também é tradicional, mas está longe de alcançar os desempenhos de outras rádios tradicionais como Jovem Pan e Bandeirantes quando o assunto é audiência. Pulando para ?Estadão?, a rádio renasce com um peso nacional, podendo fortalecer sua rede e dar um novo fôlego ao projeto na capital paulista.

Por isso, como eu opinei no inicio deste texto, a mudança é totalmente ?explicável?, tendo um sentido plausível ao mercado.


Tags: Eldorado, Estadão ESPN

Compartilhe!

Colunista
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.