Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quinta-Feira, 06 de Setembro de 2012 @

Rádio e internet são campeões de crescimento!

O Rádio cresce no bolo publicitário e aponta uma nova oportunidade ao mercado. 

Publicidade

Após ouvir que o Rádio ficou pra trás e até sobre o seu fim, você acreditaria nesta manchete ? “Rádio e internet são campeões de crescimento do bolo publicitário segundo o Ibope” Acredite, pois a manchete é verdadeira, atualíssima e significa o Rádio brasileiro seguindo a tendência dos E.U.A tornando-se grande “estrela” da publicidade mundial pois é o único veículo que não concorre com a “atividade”.

Atenção profissionais do meio, este é o pulo do gato do Rádio no mundo moderno, ter seu conteúdo em “áudio”.
E é tão obvio quanto revolucionário, ou seja, com mais atividade no dia-a-dia das pessoas, o Rádio é o único veículo que acompanha o consumidor do mundo moderno sem concorrer com suas atividades do dia.
 
Rádio não é Rádio é “áudio” e olhando por aí é que fica mais simples entender.
Um exemplo simples de hábito moderno: Qual veículo é mais consumido quando as pessoas estão na internet ? O Rádio.
Quanto mais for estudado o comportamento do consumidor moderno, mais será evidenciada a eficiência do Rádio.
 
Além de não concorrer com a atividade das pessoas, outro poder conhecido do Rádio que também justifica o crescimento no bolo é que o Rádio tem a liderança da audiência durante o dia, levando a informação ao consumidor “próximo ao momento das suas compras”, ou seja, resolve outra grande “busca” da publicidade moderna que é estar com a mensagem na cabeça do consumidor próximo a decisão da compra.
 
Aos números:
 
Os investimentos publicitários cresceram 10% no primeiro semestre de 2012 no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 43,8 bilhões.
 
O rádio e a internet apresentaram maior crescimento percentual, 25% e 18%, respectivamente, segundo dados do Monitor Evolution (clique aqui e saiba mais).
 
Quem diria que quando alguns chegaram a decretar o fim do Rádio, ele vem num “check-mate” e se coloca para o mercado como o único veículo que não concorre com a atividade, num mundo onde a maior busca da publicidade é conseguir impactar pessoas que incluem cada vez mais atividade em seu dia-a-dia.
 
Os profissionais mais ligados da publicidade já perceberam o contexto do Rádio dentro dos novos hábitos de consumo e por isto estamos vendo o primeiro “boom” de crescimento do Rádio dentro do bolo publicitário nacional.
 
Este mês recebemos um feed-back da construtora Piemonte que dos seus apartamentos vendidos em Curitiba, 34 compradores afirmaram terem chegado à compra através da Rádio Massa FM.Isto significa ao pé da letra que investindo alguns milhares de reais numa emissora de Rádio a construtora vendeu R$ 5 milhões em apartamentos.
Muitos perguntam como na Rede Massa FM dobramos o faturamento em um ano ?
E eu respondo que é naturalmente muito trabalho de seus acionistas como o empreendedor Carlos Massa Ratinho, além do mérito de uma grande equipe do Presidente à promotora de rua, mas acima de tudo entender o nosso próprio veículo Rádio e suas novas oportunidades.
 
A pergunta que daqui pra frente não poderá calar pra nós do Rádio é: Estamos realmente prontos para vender nosso produto por quanto realmente vale ?
Antes de discutir se a internet substituirá a forma de transmissão do Rádio ou se o Rádio digital revolucionará, vamos pensar no Rádio como marca e conteúdo de “áudio”, pois é isto que fará a diferença no mundo moderno em qualquer caminho que o Rádio siga em sua forma de transmissão.
 
Um veículo que se coloca para o mundo como o único que não concorre com a atividade das pessoas, num mundo cada vez mais ativo... Um veículo capaz de entregar a mensagem ao consumidor com a confiança necessária e próximo à decisão de compra... Para os publicitários parece um sonho, mas por enquanto estão chamando de Rádio.
Afinal, é o mundo quem já ditou seu ritmo com as pessoas cada vez mais ativas, propiciando ao nosso meio outra grande revolução.
 
Podemos pensar longe, mas pensemos já, pois o futuro é agora!
Tags:

Compartilhe!

Colunista
Luiz Benite

Luiz Benite é diretor executivo da Rede Massa FM, tendo passagens pela Band FM (rede de Santa Catarina), Transamérica Hits (implantação e direção da rede nacional), entre outros veículos.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.