O Tudo Rádio inicia hoje um projeto de intercambio entre ouvintes de rádio e o setor técnico das comunicações. Em resumo: tem alguma dúvida sobre como funciona o rádio, porém não tem acesso aos responsáveis por deixarem as nossas queridas emissoras no ar? Não tem problema, nós faremos uma ponte entre você e a área técnica.
No primeiro papo Luiz Fernando, correspondente do Tudo Rádio em Santa Catarina e assíduo ouvinte de rádio (escutas é o forte do nosso amigo radionauta), vai tirar suas dúvidas sobre o que poderá mudar no rádio a partir da adoção e implantação de um modelo de rádio digital. Vai mudar o jeito de sintonizar rádio? Caso sim nós ainda teremos a chance de ouvir o chamado “rádio analógico”? Teremos escutas? E por ai vai...
E quem responde é o técnico do Tudo Rádio, Diórgenes Lopes (que atua em São Paulo pela TV Globo):
Jogo rápido, estilo pergunta e resposta. Acompanhe:
Luiz Fernando: Com a entrada do rádio digital, em um determinado tempo, o rádio analógico vai acabar de vez, vou ter que jogar fora todos os rádios analógicos que tenho?
Diógenes Lopes: Na Teoria, Sim, Mas, na prática é algo que não esta acontecendo, como em países de primeiro mundo. Europa e EUA já tem seus sistemas funcionando há anos, e mesmo assim ainda transmitem em sistema analógico. O problema é que o HD Radio como lá é conhecido não emplacou, e com isso as emissoras ainda mantém o sistema analógico no ar. No Brasil isso não será diferente.
Este atraso que existe no rádio digital, em relação ao analógico, vai ser ajustado? Pois seria um problema ao estar viajando de carro e o sinal ficarem oscilando entre analógico e digital, e com isso tivermos estas oscilações no áudio.
O Atraso, ou delay como é conhecido, ocorre devido o sinal ter de ser transformado para digital. Infelizmente não é possível retirar o delay, que geralmente é de 3 a 6 segundos, dependendo do equipamento de transmissão e encoders. Ele poderia ser reduzido se tudo fosse digital, mas no rádio a captação de voz é analógica, pois os microfones são e sempre serão analógicos. Isso tudo precisa ser passado pra digital e processado, o que leva certo tempo. Então, o atraso é algo que devemos nos acostumar, assim como ocorre na TV Digital.
O rádio digital virá... e a potência das emissoras como ficam? Viajam igual ? Vão ter que diminuir a potência, pois com o digital viaja mais?
A potencia das emissoras em digital não é a mesma que na analógica. No modo digital a potencia é bem menor que no analógico para se ter a mesma cobertura. Por exemplo, a Rádio CBN de São Paulo FM opera em analógico com 35 Kw, e em digital com 300w apenas. Isso se deve ao tipo de modulação. Temos uma coluna na seção Técnica do nosso site explicando sobre a modulação digital.
No rádio digital é permitido, uma estação transmitir várias programações em um mesmo canal, e como ficaria no meu rádio analógico de hoje? Teria alguma maneira de também captar estas estações?
Não. Só é possível ouvir a multi-programação em Digital. O rádio analógico somente vai receber as emissoras que já são sintonizadas tradicionalmente.
No rádio digital estas interferências ou vazamentos das rádios FMs, que hoje é muito comum, acabam?
Sim, acabam. Devido ao tipo de modulação, potencia de operação e outros fatores, as interferências acabam na recepção do ouvinte.
Por fim, e com o rádio digital ainda vamos ter as propagações de sinal?
Sim, vamos ter sim. Igualmente como ocorre hoje. As frequências continuarão as mesmas e isso não vai interferir a propagação das ondas.
Alguma dúvida? Quer participar do papo sobre esse e outros temas técnicos? Envie suas perguntas para
[email protected]. Até a próxima!
Tags:
Rádio Digital, coluna, dúvidas, interatividade