Temos o prazer de publicar mais uma edição da coluna “Pergunte ao técnico”, onde o Tudo Rádio procura tirar todas as dúvidas que chegam por e-mail ([email protected] ou [email protected]) sobre escutas, transmissões de rádios, entre outros temas que influenciam diretamente na operação de uma emissora de rádio.
O papo é com o nosso colunista técnico Diorgenes Lopes, profissional que além de participar frequentemente do Tudo Rádio também atua na área técnica da Rede Globo em São Paulo.
Boa leitura!
A escolher a localização de um sistema de transmissão de uma rádio em FM a topografia pode fazer com que uma rádio menos potente se sobressaia da mais potente?
R: Sim. Para uma emissora FM, quanto mais alto o local da instalação do seu sistema irradiante, maior será seu desempenho com menor potencia. Além da topografia, a escolha da antena ideal também é muito importante para a emissora.
Qual o motivo para ouvintes sintonizarem com frequência uma rádio de São Paulo no litoral de Santa Catarina, por exemplo.
É possível que uma rádio menos potente instalada no mesmo local de uma mais potente tenha um alcance maior de sinal? Se sim, qual é o motivo disso ocorrer?
R: Depende de quanto mais potente. Para uma emissora ir "mais longe" ela depende de vários fatores. Potencia do Transmissor, processamento de áudio e Antena. Se considerado que as duas emissoras usam os mesmos sistemas nos mesmos locais, em condição ideal ( sem rádios piratas ou rádios em canal adjacente ou na mesma freqüência de outra cidade ) se a emissora "A" tem 40Kw e a emissora "B" tem 50kw, não haverá diferença no alcance. Isso é comprovado em testes de cobertura, que eu mesmo já realizei algumas vezes em São Paulo. Para se começar a perceber uma diferença, a potencia teria que ter uma diferença de 20kw.
Qualquer emissora pode instalar o sistema RDS (envio de mensagens de texto para o rádio do ouvinte) ou existem restrições?
R: Sim, qualquer emissora de FM pode operar com RDS, bastando apenas comunicar a ANATEL.
Processadores de áudio podem interferir na cobertura de sinal de uma rádio?
R: Se uma emissora utilizar um bom processador, bem ajustado e calibrado, pode sim ajudar uma emissora, em alguns casos na pratica em até 20%. Como pode prejudicar também em ate 20%. O processador de áudio preenche toda a modulação do áudio na transmissão, aproveitando em 100% o espectro de FM, cortando picos de audio e cortando a freqüência do áudio corretamente. é muito importante utilizar um bom processador, e calibrá-lo bem.
É verdade que, quanto mais densa ou maior a cidade, pior será o alcance de sinal de uma FM fora desse município?
R: Depende muito de onde esta instalado o sistema irradiante. No caso de São Paulo, existe essa restrição de cobertura devido a topografia da cidade e do local dos transmissores. O Local mais alto dentro da cidade de São Paulo é a AV. Paulista, mas, em compensação toda a volta da cidade esta cercada de montanhas e da serra do mar, o que dificulta a cobertura.
Na sua opinião, é preferível uma rádio ter seu sistema de transmissão instalado na área mais populosa ou central de um município (independente da altitude do local) ou deve considerar a topografia e ir para um ponto mais alto?
R: Deve se considerar a população da cidade, e topografia da região. Sempre é preferivel instalar o sistema no local mais alto, mas nem sempre isso acontece na pratica. Em alguns casos, não. A Av. Paulista é o local mais alto dentro da área urbana, mas fora não é, nesse caso seria o pico do Jaraguá. Mas, devido ao tamanho da cidade, terreno acidentado e prédios, o pico do Jaraguá não é o local mais indicado para emissoras em São Paulo. Apos estudos, foi constatado que a Av. Paulista era o local mais indicado.
Nas listagens da Anatel, o que significa "ainda não outorgado"?
R: Significa que a emissora não tem permissão para operar ainda, que ela necessita de autorização para o funcionamento.
Ficou alguma dúvida? Quer participar da próxima edição da coluna? Mande sua pergunta para
[email protected]
Tags:
Rádio Digital, coluna, dúvidas, interatividade