Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 11 de Março de 2013 @

Pergunte ao técnico | O que faz uma rádio "ir mais longe"? E o RDS?

Tem alguma dúvida sobre como funciona o rádio, porém não tem acesso aos responsáveis por deixarem as nossas queridas emissoras no ar? Não tem problema, nós faremos uma ponte entre você e a área técnica.

Publicidade

Temos o prazer de publicar mais uma edição da coluna “Pergunte ao técnico”, onde o Tudo Rádio procura tirar todas as dúvidas que chegam por e-mail ([email protected] ou [email protected]) sobre escutas, transmissões de rádios, entre outros temas que influenciam diretamente na operação de uma emissora de rádio. 

O papo é com o nosso colunista técnico Diorgenes Lopes, profissional que além de participar frequentemente do Tudo Rádio também atua na área técnica da Rede Globo em São Paulo.
 
Boa leitura!
 
A escolher a localização de um sistema de transmissão de uma rádio em FM a topografia pode fazer com que uma rádio menos potente se sobressaia da mais potente?
 
R: Sim. Para uma emissora FM, quanto mais alto o local da instalação do seu sistema irradiante, maior será seu desempenho com menor potencia. Além da topografia, a escolha da antena ideal também é muito importante para a emissora.
 
Qual o motivo para ouvintes sintonizarem com frequência uma rádio de São Paulo no litoral de Santa Catarina, por exemplo.
 
R: Isso se deve a propagação troposferica das ondas de FM. Este fenômeno ocorre com freqüência no Brasil, em determinadas épocas do ano.  Temos uma coluna no Tudo Rádio.com que fala sobre isso, que pode ser vista neste link http://tudoradio.com/colunas/ver/206-tecnica-propagacao-normal-e-atipica-de-radio
 
É possível que uma rádio menos potente instalada no mesmo local de uma mais potente tenha um alcance maior de sinal? Se sim, qual é o motivo disso ocorrer?
 
R: Depende de quanto mais potente. Para uma emissora ir "mais longe" ela depende de vários fatores. Potencia do Transmissor, processamento de áudio e Antena. Se considerado que as duas emissoras usam os mesmos sistemas nos mesmos locais, em condição ideal ( sem rádios piratas ou rádios em canal adjacente ou na mesma freqüência de outra cidade ) se a emissora "A" tem 40Kw  e a emissora "B" tem 50kw, não haverá diferença no alcance. Isso é comprovado em testes de cobertura, que eu mesmo já realizei algumas vezes em São Paulo. Para se começar a perceber uma diferença, a potencia teria que ter uma diferença de 20kw.
 
Qualquer emissora pode instalar o sistema RDS (envio de mensagens de texto para o rádio do ouvinte) ou existem restrições?
 
R: Sim, qualquer emissora de FM pode operar com RDS, bastando apenas comunicar a ANATEL.
 
Processadores de áudio podem interferir na cobertura de sinal de uma rádio?
 
R: Se uma emissora utilizar um bom processador, bem ajustado e calibrado, pode sim ajudar uma emissora, em alguns casos na pratica em até 20%. Como pode prejudicar também em ate 20%. O processador de áudio preenche toda a modulação do áudio na transmissão, aproveitando em 100% o espectro de FM, cortando picos de audio e cortando a freqüência do áudio corretamente. é muito importante utilizar um bom processador, e calibrá-lo bem.
 
É verdade que, quanto mais densa ou maior a cidade, pior será o alcance de sinal de uma FM fora desse município?
 
R: Depende muito de onde esta instalado o sistema irradiante. No caso de São Paulo, existe essa restrição de cobertura devido a topografia da cidade e do local dos transmissores. O Local mais alto dentro da cidade  de São Paulo é a AV. Paulista, mas, em compensação toda a volta da cidade esta cercada de montanhas e da serra do mar, o que dificulta a cobertura. 
 
Na sua opinião, é preferível uma rádio ter seu sistema de transmissão instalado na área mais populosa ou central de um município (independente da altitude do local) ou deve considerar a topografia e ir para um ponto mais alto?
 
R: Deve se considerar a população da cidade, e topografia da região. Sempre é preferivel  instalar o sistema no local mais alto, mas nem sempre isso acontece na pratica.  Em alguns casos, não. A Av. Paulista é o local mais alto dentro da área urbana, mas fora não é, nesse caso seria o pico do Jaraguá. Mas, devido ao tamanho da cidade, terreno acidentado e prédios, o pico do Jaraguá não é o local mais indicado para emissoras em São Paulo. Apos estudos, foi constatado que a Av. Paulista era o local mais indicado. 
 
Nas listagens da Anatel, o que significa "ainda não outorgado"?
 
R: Significa que a emissora não tem permissão para operar ainda, que ela necessita de autorização para o funcionamento.
 
 
Ficou alguma dúvida? Quer participar da próxima edição da coluna? Mande sua pergunta para [email protected]
 
Tags: Rádio Digital, coluna, dúvidas, interatividade

Compartilhe!

Colunista
Diórgenes Lopes

Diórgenes Lopes é técnico em eletrônica e estudante de engenharia elétrica. No mercado Lopes trabalha na Rede Globo de Televisão de São Paulo como técnico de projetos e manutenção. Em rádio já teve passagens pela antiga Rádio Oito de Setembro, de Descalvado de São Paulo como Operador de áudio. Participou também de projetos na area de RF da Regional FM, de Descalvado – SP.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.