Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2013 @

Vendas de carros pelo rádio: um ótimo negócio!

Faturamento das rádios com esses clientes é expressivo. Até concessionárias de bicicletas participam do "esquema" em Curitiba. 

Publicidade

Uma das principais missões da equipe do portal Tudo Rádio é colocar o nosso meio radiofônico em evidência ao tentar apontar seus pontos fortes e não apenas ficar dizendo “o que está errado por ai”. Temos muitos assuntos para discutir em nossas colunas como “migração do AM para o FM”, “Rádio Digital”, “Rádio na internet”, “importância de investir em qualidade de transmissão de sinal e áudio”, “artístico”, etc. Mas hoje vou tentar repassar uma situação vista no rádio de Curitiba que pode ser uma boa fonte de renda para as rádios de todo o país, principalmente nos centros de porte médio e grande. Que tal enfiar um monte de concessionárias de veículos e montadoras no planejamento comercial das rádios de sua cidade?

Quem ouve as principais emissoras de rádio de Curitiba leva um susto com o número elevado de flashes ao vivo e spots de concessionárias de veículos. Não vou conseguir precisar em números, mas basta acessar uma rádio de Curitiba pela internet (clique aqui e escolha uma) e aguardar o primeiro intervalo comercial. Feito isso você ouvirá quase que na sequência spots comerciais de concessionárias de veículos, isso de diferentes montadoras. E se você acompanhar uma rádio durante os horários de pico de audiência ou aos sábados de manhã (quando as concessionárias estão abertas para vender um carro atrás do outro) o número de flashes ao vivo direto desses locais é espantoso.

Certo, e ai? E ai que uma das maiores fontes de renda das rádios curitibanas vem desse mercado de venda de veículos. São concessionárias, as próprias montadoras e vários feirões de veículos ocupando as grades comerciais das principais rádios de Curitiba. Até concessionárias de motos e bicicletas estão entre os anunciantes recorrentes do rádio curitibano. Em contrapartida esses clientes das emissoras estão sorrindo a toa: é fácil perceber que a frota da capital paranaense está cada vez mais nova (isso em ritmo acelerado) e há tempos que a cidade é dona do maior número de veículos por habitantes entre as capitais brasileiras: existe um veículo para cada 1,3 habitante, significando que são 1.746.896 curitibanos para 1.315.305 veículos segundo dados de 2012 do IBGE (é muito carro? Opino sobre isso lá no fim do texto).

Mas isso vai funcionar na minha cidade? Olha, ai é o papel do comercial de estudar mais a fundo esse fenômeno de Curitiba, adquirir dados concretos e usar como argumentação na hora de oferecer o produto para o cliente em potencial. Essa regrinha valeu para vários projetos de rádios, como as lideres populares, as rádios jovens/pop (destaque para a Jovem Pan FM que “adora” um flash ao vivo na concessionária e aparentemente dá muito retorno a essa clientela), “all news” (concessionárias com carros mais sofisticados ou até mesmo comerciais direcionados às empresas que necessitam criar ou renovar suas próprias frotas), gospel, entre outras.

Claro que quanto mais carros, maiores serão os congestionamentos, porém essa mesma movimentação pode resultar na renovação da frota, algo muito importante para menos carros poluidores, enguiçados nas ruas das cidades brasileiras (uma das causas de engarrafamentos) e acidentes. E como destaquei acima: também já é possível acompanhar com frequência a presença de concessionárias de bicicletas anunciando nas rádios curitibanas.

Ainda tem dúvida sobre esse fenômeno? Ok. Seremos práticos: clique aqui para acessar a lista de rádios de Curitiba. Feito isso aguarde os intervalos comerciais. Experimente começar escutando a Jovem Pan FM (103.9), Massa FM (97.7), 98 FM (98.9), Gospel FM (89.3) e BandNews FM (96.3). Todas elas estão com áudios disponíveis aqui no Tudo Rádio. Vai lá e ouça!

Tags: Carros, rádio, concessionárias, comercial, venda, Curitiba, FM, AM, dial

Compartilhe!

Colunista
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.