Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quarta-Feira, 25 de Setembro de 2013 @

Diz aí! | Radialistas: tudo louco...por rádio!

O "Diz Aí" é inaugurado com um texto sobre o Dia do Radialista, ocorrido no último dia 21 de setembro

Publicidade

O Tudo Rádio inicia hoje uma coluna que abre espaços para profissionais do rádio exporem textos que contribuam com o meio, independente da linha editorial abordada. Os materiais que forem enviados ao portal passarão por análise, não sendo obrigatória por parte do portal a publicação dos textos (e também sem prazos definidos). A idéia é boa? Favorece o meio? Ajuda os profissionais? Vamos publicar conforme a agenda da redação do portal.

Hoje vamos com a contribuição da Mariana Merigo, profissional de rádio em Santa Catarina que atua pela Jovem Pan FM 101.7 de Florianópolis. O texto é relacionado ao dia do radialista e foi publicado por ela em seu blog (e depois enviado ao Tudo Rádio). Boa leitura!

Radialistas: tudo louco...por rádio!

Tentei criar uma breve homenagem aos meus amigos radialistas (assim como eu), mas “ ser breve” neste caso é impossível. Em se tratando deste mundo imaginário, mágico ou maluco mesmo, onde não se vê “quem vos fala”, mas se ouve, é como entrar numa leitura e fantasiar cada página, cada música, cada palavra emitida pelo locutor de rádio.

"Locutor de rádio", quem nunca ouviu uma história engraçada a esse respeito? Quem nunca ouviu a piadinha sem graça: “Deus te perguntou antes de nascer: Você quer ser locutor? Ou prefere ser bonito?” Sim, antigamente era uma coincidência, se o locutor tinha aquele vozeirão de veludo e mexia com as mulheres mais românticas, pode apostar, ele era um ser magrelo, de aparelho nos dentes, tímido e com bafo, sem nenhum atributo a oferecer. Ops, desculpe-me! Um ótimo atributo que é sua bela voz aveludada. Mas isso é lenda! Todos os meus amigos locutores e locutoras são lindos! Sim, lindos, talentosos, e por que não dizer que são corajosos?

Você pode ter uma experiência de 10 anos em rádio, mas a cada estréia, em uma diferente emissora, nosso coração parece que vai saltar pela boca, como se fosse nossa primeira vez na vida! Você sabe que vai dar tudo de si, mas ao mesmo tempo sabe que estréia é estréia, e que por mais que você dê tudo de si, alguma vinheta vai sair do lugar, sem contar a boca seca. Mas passa! Basta abrir o microfone e dar o primeiro "alô"!

Depois desse tempo tudo bem, as coisas já se acertaram, você até já está acostumado a ouvir os sertanejos (se você é roqueiro, isso pode doer), mas se apaixona tanto em desanunciar um nome, que até começa a fazer dancinhas com certas músicas que antes te pareciam bregas. Você começa a delirar com as vinhetas bonitas, mas se dá ao respeito e não programa as vinhetas feias.

Um radialista que chega atrasado, um minutinho sequer, pode destruir um dia inteiro da programação! Principalmente se for o primeiro a entrar no ar, se tiver que “desengatar a rede” meu Deus, não dá! Às vezes ouço: Você é muito preocupada, calma, atrasar 5 minutos não mata ninguém. Ah, meu amigo. Se um minutinho destrói, imagina cinco.

Sabe quando alguém para de fumar e sonha que está fumando? Ou alguém que está em dieta e sonha que está comendo um chocolate com Big Mac? Como radialista é pior! Ele sonha que está falando merda ao microfone, que se perde, que tem brancos intermináveis! Errar no ar, dependendo da rádio, pode até ser engraçado, mas soltar uma frase num programa sério de notícias numa rádio do segmento adulto, pode ser fatal:

“E vamos agora saber do aquário de Ubatuba! O visitante vai adorar! Na exposição também encontramos a cabeça do tubarão - Marcelo, ao invés de tubarão – martelo”. Isso me rendeu bons anos de risadas e bullyings. Já falei o nome de outra rádio no microfone, e isso também faz parte dos pesadelos de muitos radialistas. É como sonhar que está sem calcinha na escola! Histórias de fantasmas existem em todas as rádios por onde passei, incrível! Mas locutor tem uma criatividade admirável para ser sarcástico com os companheiros. Adora deixar o locutor novo com medo de assombração. Aí quem trabalha de madrugada, acaba vendo tudo e mais um pouco! Sempre tem um funcionário que morreu na rádio..vou mudar de assunto agora porque estou sozinha aqui no ar.

Comer, geralmente, tem que ser “correndo”! Chama uma pizza quando está no ar, mas só tem uma música pra devorá-la, três minutos em média. Até hoje não consigo levar mais de 5 minutos para almoçar ou jantar, mesmo estando em casa (feio).

Todo radialista, tenho certeza, se irrita quando recebe algum convite para viajar no feriado ou no fim de semana. Seus amigos convivem com você há 10 anos, e até hoje eles perguntam sem perceber se você vai estar livre para viajar no Reveillon, Natal ou feriado do carnaval. E o mesmo acontece aos sábados. Eu odeio a sexta-feira, com todas as minhas forças! O povo todo posta que a sexta feira chegou, e daí? Amanhã eu trabalho cedo, nem happy-hour rola!

Por outro lado, vestir a camisa da emissora e sentir-se parte de um mundo mágico, amar este mundo mágico todos os dias da semana. Falar ao microfone, literalmente com o sorriso nos lábios quando está no ar, mesmo em dias de TPM e brigas com namorados, e imaginar milhões de ouvintes ali, sorrindo com você e por você! No fundo às vezes desenvolvemos também um lado de ator \ atriz.

Aos meus amigos radialistas, lindos, bravos, que comem rápido, que erram no ar, acertam na vida, deliram com uma boa equalização, que até vêem cores em músicas... e que certamente estão ou estarão no ar hoje, neste dia chuvoso:

FELIZ DIA DO RADIALISTA!!

Por Mariana Merigo - [email protected]

Tags: Dia do Radialista

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.