Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2013 @
Algumas dicas de microfones para quem deseja montar um home-studio.
Você tem o seu microfone de gravação preferido? Qual é o equipamento ideal para soltar a voz? O que acha sobre Microfone USB? Consegui conversar com o técnico de áudio da Rede Transamérica de Comunicação (SP), Márcio Sampa. Com 12 anos de experiência na casa, Márcio tem como principal objetivo oferecer soluções em áudio para trazer ferramentas facilitadoras através da tecnologia.
Consegui trazer o “Sampa” em nosso blog para nos dar um help e responder algumas questões sobre microfone. Antes de falarmos sobre o assunto, é bom citar sobre a sensibilidade de um bom microfone. Quanto mais sensível, mais o equipamento irá captar ruídos no ambiente (ar condicionado, ruído externo, etc), ou seja, não adianta investirmos um valor alto de capital no seu microfone, se ele for usado em lugares inadequados.
Perguntei ao Márcio qual microfone ele usaria em sua cabine de gravação. Ele veio com uma opção da Neumann, modelo BCM 705. Um equipamento dinâmico, que oferece uma boa captação direcional. Sampa frisa que é viável, caso observarmos a comparação entre outros modelos.
Uma outra sugestão para a galera de Home Studio, foi o Behringer B2 PRO ou Samson G-Track. Marcio justificou a opção, citando sobre o baixo valor relativo à qualidade.
Sobre microfone USB, Sampa indicou o Samson G-Track e citou que o diferencial deste equipamento são os recursos que ele oferece.
Para finalizar, pedi uma sugestão de microfone para trabalhar em um estúdio de BroadCast. O profissional citou o Neumann, porém o modelo BCM 104.
Você gostaria de fazer a sua indicação? Na sua opinião, qual microfone é ideal para um bom trabalho? Indique e comente abaixo a sua sugestão. Compartilhe este post!!!
Espero que este texto tenha lhe ajudado!
Fernando Cesar é produtor, locutor e sonoplasta. Atualmente trabalha na RadioFicina como docente de locução e sonoplastia e também é locutor da Rede Transamérica de Comunicação. Atuou também pelas rádios Tropical FM, Jovem Pan FM, Transamérica FM (todas de São Paulo), Record Internacional e Rádio Som Brasil (ambas em Londres). Na RadioFicina foi coordenador geral do setor de consultoria e estudos.