Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2013 @

Vá pra rua que dá certo

Projetos especiais viraram uma espécie de arma para as rádios e também um serviço para os ouvintes.

Publicidade

Parece simples e de conhecimento de todos, mas não custa lembrar. Ir para a rua é um bom negócio para qualquer emissora de rádio, independente do gênero. Esse tipo de ação reforça a lembrança da marca para o ouvinte, além de ser uma oportunidade de negócio que pode incrementar a receita da emissora. Eventos musicais são importantes, principalmente do ponto de vista institucional, mas o que eu vou abordar aqui é relacionado a ações menores. Um estúdio montado no shopping da cidade, atividades que premiam ouvintes, entre outras pequenas ações estão entre as atividades que podem tornar uma emissora forte no comercial e também na audiência.

Vou citar um exemplo. A Lumen FM de Curitiba tem promovido a sua marca apoiando algumas feiras gastronômicas dos bairros Juvevê e Alto da Glória, locais de classe média e média-alta. O que a emissora fez: colocou sua marca nos materiais de divulgação das feiras, cardápios e instalou um som ambiente produzido exclusivo para o local (porém divulgando o nome da rádio, mantendo a identidade artística da FM). Resultado: é comum realizar flagras de pessoas nessas regiões que passaram a sintonizar a Lumen FM com mais frequência, se identificando com a rádio. Afinal a rádio está justamente onde essas pessoas gostam de estar, criando essa relação entre a estação e o público. Essa mesma manobra foi realizada pela Mundo Livre FM nas feiras do Batel, também com resultados interessantes.

Basicamente é importante a emissora estar onde o seu público está, além de oferecer algo que desperte o interesse dos potenciais ouvintes. As emissoras de São Paulo costumam fazer isso: é comum você ser atingido por alguma rádio paulistana, seja em shoppings, ruas, eventos musicais, entre outros locais (até em baús das motos). Quanto mais ações, melhor: é interessante e mais efetivo para a emissora se ela conseguir “cercar” o seu público. E outra: você cria um vinculo com o ouvinte: ele vai relacionar a emissora à aquela atividade prazerosa que ele teve. Outro ponto importante: é uma oportunidade única do potencial ouvinte experimentar sua rádio, já que um logotipo na rua sem a apresentação do conteúdo da rádio pode não ter aquele impacto desejado (importante investir nessas duas idéias).

Na questão financeira é importante que o projeto seja criativo e garanta uma presença considerável de público. O projeto se paga e, dependendo do tipo de ação, gera receita para a emissora. Quando há baixa na venda tradicional de inserções comerciais o projeto especial tende a ser a cartada para manter as operações financeiras da rádio saudável. Mas para isso é necessário planejamento prévio, senão vira uma bola de neve em relação a custos. Conhecendo o seu público e sabendo como atingir é uma forma de garantir a eficiência de seu projeto. Lembrando que não existe época para “cercar” o ouvinte, já que o rádio respira audiência e vendas nos doze meses de cada ano. Mas é claro que elevar o número de atividades no final do ano ou em épocas que as pessoas estão mais nas ruas (como verão e feriados) é uma cartada essencial.

Tem sugestões de pautas? Mande para nós: [email protected]

Tags: Ações, divulgação, projetos, marcas

Compartilhe!

Colunista
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.