Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2015 @

Expectativas do setor da comunicação para 2015

Andamento do processo de migração, novas concessões e dos trabalhos com o novo Ministro das Comunicações

Publicidade

Com o início do novo ano e posse do novo Ministro de Estado das Comunicações Sr. Ricardo Berzoini temos observado que mesmo com a equipe de transição e com a nomeação de corpo diretivo ainda não concluída, a tramitação processual tem tido sua continuidade sem interrupções.

Os processos de Renovação de Outorga estão sendo analisados, convertidos para o sistema digital do SEI, com exigências atualizadas de documentação com foco no estrito e completo atendimento dos mesmos para que possam prosseguir para completa renovação.

Importante que as emissoras além de cumprirem todas as exigências também o façam no período concedido nas notificações, lembrando do prazo final para acolhimento de documentos via protocolo convencional (papel) deve finalizar em 13 de fevereiro.

A destinação de canalização para Migração, conduzida pela Anatel com apoio da ABERT tem tido sequência e espera-se a efetivação da Consulta Pública relativa ao Paraná do mês de Dezembro, aconteça nos próximos dias. Prosseguem estudos no mesmo estado para as áreas de fronteira, (zonas de coordenação), em faixa convencional FM. A lógica adotada na condução dos trabalhos, indica que o próximo Estado venha a ser o de Santa Catarina.

A estação de FM estendida em testes em São Paulo, 84,7 MHz, conduzida pelo Comitê Técnico AESP, Rádio Jovem Pan, no mês de fevereiro receberá visita e monitoração da Anatel, como solicitado em Oficio para que referendar a utilização de 6 (seis) dos 12 (doze) MHz acrescentados à faixa FM pelo Decreto 8.139 de 07 de novembro de 2013, que estabeleceu a Migração OM x FM. A emissora de testes terá a inserção de informações de RDS, controle de piloto e estabilidade de recepção sem comprometimentos.

A retomada da implantação de novas emissoras vinculadas aos Editais de Concorrência Pública, foi estabelecida com a abertura de novo prazo para quitação do valor ofertado pela outorga eventualmente vencidos. O encaminhamento pelo MC à ANATEL de várias alterações de Classe e Potência de processos em análise otimiza a operação das estações já em funcionamento e devidamente licenciadas seguindo os preceitos da Portaria MC 231/2013.

Com certeza o setor da comunicação de massa espera por eventuais novidades que venham a facilitar a tramitação processual otimizando o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, em aprimoramento.

(c) Eduardo Cappia - Jan/2015

Tags: ministério, concessões, expectativas, 2015, setor

Compartilhe!

Colunista
Eduardo Cappia

José Eduardo Marti Cappia - Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Técnico propagação – Sistemas Antenas FM Shively Labs. Diretor de Radio SET; Liderança Técnica AESP – desde 2011 e Diretor da Empresa EMC Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. .



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.