Quinta-Feira, 26 de Fevereiro de 2015 @
Sistema nacional de comunicação via IP é utilizado como redundância pela rede liderada pela Mix FM de São Paulo
A rede de rádios Mix FM (liderada pela Mix FM 106.3 de São Paulo), emissora que transmite programação no genero Pop conta hoje com aproximadamente 25 emissoras afiliadas. Com sede na capital paulista a emissora utiliza o sinal do satélite para linkar seus estúdios, mas optou por um sistema redundante inovador e utilizando tecnologia nacional.
Antonio Rezende, gerente técnico da rede nos conta que a princípio buscou soluções importadas para resolver o problema que tinha quando pensava em um ‘plano B’ para o satélite. ‘Não se conhecia nenhuma opção nacional, estavam em questão os codecs americanos e europeus que nos ofereciam’, foi quando a Sinteck Next comprou o desafio, decidindo enviar para testes um equipamento pioneiro no mercado nacional, se tratava de um par de codecs chamados de Strider IP. ‘Com um visual moderninho, cara de importado, com gabinete em alumínio injetado, teclado touch, visor OLED... bem bonito, agora só faltava funcionar...’ comenta Antonio. ‘A satisfação veio em seguida, não perdeu para nenhum equipamento americano!’.
Antônio, engenheiro da Mix FM, exibe o Strider IP instalado e operando
O Strider IP tem tudo muito bem pensado, começando pelo preço que é bem inferior aos equipamentos semelhantes que são importados. Com extrema facilidade é possível enlaçar qualquer distância sem a necessidade de antenas, cabeamento coaxial e nenhuma autorização por parte do governo. O requisito mínimo é que se tenha uma conexão de internet com pelo menos 2MB de velocidade, que não exista nenhum outro computador ou sistema compartilhando a mesma rede e a linkagem é perfeita, com qualidade digital e em tempo real, ‘dá até para colocar o ouvinte no ar’ diz Antonio Rezende.
Hoje a rede já possui uma grande quantidade de codecs Strider IP funcionando perfeitamente, em alguns casos substituindo diretamente o satélite. ‘Nunca observamos que a linkagem tenha caído, isso porque nossa rede de dados é bem confiável, mas em relação aos codecs, funcionam muito bem’, finaliza Antonio.
Atualmente a Sinteck Next dispõe do Strider IP para quem tem sérias dificuldades de linkagem, bem como aqueles que não tem autorização de uso de links via aérea (links do tipo STL em 950MHz) ou aqueles que não podem gerar conteúdo do estúdio principal da emissora, que dependem de outro estúdio que muitas vezes está fora da área permitida, dai a necessidade do uso de links via IP.
Além da internet, é possível também utilizar os codecs Strider IP via rede de dados Wi-Fi, com antenas parabólicas nas frequências de 2.4GHz e também 5.8GHz. Se compararmos, seria um link digital com preço de link analógico neste caso. Para se comunicar com a Sinteck Next visite o site www.sinteck.com ou pelo telefone + 55 11 20438640
Eng. Luciano Almeida, engenheiro mecânico e técnico em eletrônica que trabalha no setor de desenvolvimento de novos produtos na empresa Sinteck Next.