Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 16 de Março de 2015 @

Migração das AMs atinge 45,17% das emissoras optantes

Processo avança após divulgação da consulta pública em Santa Catarina

Publicidade

O acompanhamento do Tudo Rádio à questão da Migração Onda Média para frequência modulada, sempre tem levando em conta os critérios de imediatismo da informação com segurança das fontes, não deixando de lado o interesse público do setor. Diversas vezes temos sido abordados sobre a questão do valor a ser pago pela diferença na adaptação de outorga entre a Onda Média optante e a Frequência Modulada a ser recebida. A cada dia que passa sabemos que está mais próxima a definição pelo TCU criando uma regra referencial com metodologia que envolve desde questões comerciais até a população a ser agregada nos contornos de serviço da nova FM criada.

Outros parâmetros que resultarão no montante estarão ligados diretamente à faixa a ser ocupada, se convencional de 88 a 108 MHz ou estendida de 76 a 88 MHz, a qual deverá ser aplicado um redutor de valor pela ocupação espectral ainda não explorada.

Também busca-se entender como o valor indenizatório da Onda Média devolvida à União será estabelecido e em qual percentual.

A canalização proposta na Consulta Pública Anatel Nº 06 de Santa Catarina, atende na faixa FM (88-108 MHz)) somente 40 das 100 emissoras que optaram pela Migração no estado, ou seja, 60% das emissoras foram compelidas para a eFM 76-88 MHz, totalizando 192 no Brasil.

As emissoras de Indaial e Pomerode, visando ficarem na faixa convencional, aceitaram formalmente migrar para classes inferiores ao que seria o equivalente pelo Decreto 8139 e pela Portaria 127, de A3 e A4 para Classe C, já se preparando para um valor mais aceitável ao queria aplicado. Na verdade medida de bom senso a ser considerada até pela população das localidades envolvidas.

Veja a seguir o Placar da Migração atualizado e a lista das localidades do Estado de Santa Catarina atendidas pela Proposta (clique na imagem para ampliar).
 

(c) Eduardo Cappia - Março/2015

 

 

Tags: Migração, AMs, faixa estendida, consulta pública, dials, FM, AM

Compartilhe!

Colunista
Eduardo Cappia

José Eduardo Marti Cappia - Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Técnico propagação – Sistemas Antenas FM Shively Labs. Diretor de Radio SET; Liderança Técnica AESP – desde 2011 e Diretor da Empresa EMC Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. .



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.