Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 16 de Março de 2015 @

Migração das AMs atinge 45,17% das emissoras optantes

Processo avança após divulgação da consulta pública em Santa Catarina

Publicidade

O acompanhamento do Tudo Rádio à questão da Migração Onda Média para frequência modulada, sempre tem levando em conta os critérios de imediatismo da informação com segurança das fontes, não deixando de lado o interesse público do setor. Diversas vezes temos sido abordados sobre a questão do valor a ser pago pela diferença na adaptação de outorga entre a Onda Média optante e a Frequência Modulada a ser recebida. A cada dia que passa sabemos que está mais próxima a definição pelo TCU criando uma regra referencial com metodologia que envolve desde questões comerciais até a população a ser agregada nos contornos de serviço da nova FM criada.

Outros parâmetros que resultarão no montante estarão ligados diretamente à faixa a ser ocupada, se convencional de 88 a 108 MHz ou estendida de 76 a 88 MHz, a qual deverá ser aplicado um redutor de valor pela ocupação espectral ainda não explorada.

Também busca-se entender como o valor indenizatório da Onda Média devolvida à União será estabelecido e em qual percentual.

A canalização proposta na Consulta Pública Anatel Nº 06 de Santa Catarina, atende na faixa FM (88-108 MHz)) somente 40 das 100 emissoras que optaram pela Migração no estado, ou seja, 60% das emissoras foram compelidas para a eFM 76-88 MHz, totalizando 192 no Brasil.

As emissoras de Indaial e Pomerode, visando ficarem na faixa convencional, aceitaram formalmente migrar para classes inferiores ao que seria o equivalente pelo Decreto 8139 e pela Portaria 127, de A3 e A4 para Classe C, já se preparando para um valor mais aceitável ao queria aplicado. Na verdade medida de bom senso a ser considerada até pela população das localidades envolvidas.

Veja a seguir o Placar da Migração atualizado e a lista das localidades do Estado de Santa Catarina atendidas pela Proposta (clique na imagem para ampliar).
 

(c) Eduardo Cappia - Março/2015

 

 

Tags: Migração, AMs, faixa estendida, consulta pública, dials, FM, AM

Compartilhe!

Colunista
Eduardo Cappia

José Eduardo Marti Cappia - Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Técnico propagação – Sistemas Antenas FM Shively Labs. Diretor de Radio SET; Liderança Técnica AESP – desde 2011 e Diretor da Empresa EMC Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. .



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.