Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Julho de 2015 @

A sobrevivência do Rádio - Programação musical - Parte 2

Apple Music, Spotify... como fica a programação musical no rádio?

Publicidade

Na publicação passada falei sobre programação musical. Entre muitas perguntas e sugestões, tenho que voltar a falar sobre o assunto. A grande maioria me pediu para expor a minha posição sobre as famosas Blitze e Lançamentos que escritórios e gravadoras tem adotado ou impondo à emissoras de radio há algum tempo.

A minha posição é rápida e objetiva: “sou contra”.

Já observei radios pelo Brasil que tocam uma mesma música de 6 a 8 vezes por dia das 7 às 19 horas, ou seja, a cada 2 horas ou uma hora e meia, a mesma musica desconhecida se repete. E isso acontece simplesmente para que o artista tenha um ranking de boas execuções e depois mostre às grandes redes de TV’s para que possa se apresentar em programas dominicais.

Nós somos do Rádio. Temos que nos preocupar com o Rádio. Quem deve influenciar na programação do Rádio são os ouvintes. Quem manda na programação da sua Rádio é você Radialista. Quem deve escolher o melhor dia para se entrar com uma música na programação é você programador.

Enquanto a Apple lança o Apple Music, o qual oferece por volta de 30 milhões de músicas, o radio tem se fechado em tocar a mesma música, num curto periodo de tempo, por várias vezes. Será que esse não é um dos motivos dos ouvintes sairem do Rádio?

Não estou falando para uma radio tocar 30 milhões de músicas, mas quero mostrar que fica praticamente impossível equilibrar a programação musical entre músicas conhecidas e desconhecidas com um excesso de lançamentos por semana.

Se o ouvinte ouvir muitas músicas desconhecidas ele simplesmente troca de radio ou busca um playlist em seu celular ou computador.

Faça uma conta rápida: Se uma emissora fizer 5 Blitze ou lançamentos numa semana, como já observei por ai, tocando até 6 vezes por dia, serão pelo menos 210 veiculações de músicas desconhecidas em 7 dias.

E para finalizar: então não se deve participar de lançamentos ou Blitze?

Respondo: Participe sim, mas dê um intervalo de saturação de seus lançamentos. Os ouvintes precisam ter o seu tempo de absorção de cada música. Quem sabe 3 a 4 dias?

Determine de quantos em quantos dias você vai participar de Blitze ou lançar músicas na sua programação. Trabalhe o equilíbrio musical. Tudo o que é feito com moderação e de forma estratégica, dá bons resultados.

Vamos valorizar o Rádio.

Estou a disposição para discutir mais sobre o assunto pelo meu e-mail: [email protected]

Tags: programação musical, rádio, projeto, artístico

Compartilhe!

Colunista
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como assistente de marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina) e com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM).



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.