Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2015 @
O "Diz Aí" traz mais um texto da presidente do SERT sobre os 93 anos do Rádio.
O Tudo Rádio publica hoje mais uma coluna que abre espaços para profissionais do rádio exporem textos que contribuam com o meio, independente da linha editorial abordada. Os materiais que forem enviados ao portal passarão por análise, não sendo obrigatória por parte do portal a publicação dos textos (e também sem prazos definidos). A idéia é boa? Favorece o meio? Ajuda os profissionais? Vamos publicar conforme a agenda da redação do portal.
Hoje vamos com a contribuição de Marise Westphal Hartke, Presidente do SERT/SC (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina). Boa leitura!
Rádio: 93 anos a serviço da sociedade brasileira
Neste dia 25 de setembro, o rádio completa 93 anos de atuação no Brasil e essa data se dá em comemoração ao nascimento do precursor do rádio nacional, Edgar Roquete Pinto, o ‘’pai do rádio’’ como é chamado.
Equivocou-se quem pensava que o rádio teria um fim. Ele segue firme entre tantos novos meios de comunicação no atual momento que vivemos, e é ouvido por 89% da população brasileira, segundo pesquisa do Ibope Media.
Entre as diversas razões para se escutar rádio, 41% das pessoas ouvem para se entreter, 49% querem ficar bem informadas e 39% escutam para se distrair das tarefas habituais. E diferente dos outros veículos, o rádio pode ser acessado de diversos lugares, sendo que os mais comuns são em casa, no trabalho, no carro e no transporte público.
Dentre as vantagens do rádio, podemos considerar um ponto forte a rapidez para se colocar um anúncio no ar e uma variedade de segmentos na programação, itens muito importantes para os anunciantes que precisam disseminar sua mensagem para um determinado público. O rádio também o único meio de comunicação e entretenimento que permite ao ouvinte fazer outras atividades simultaneamente.
O novo rádio
Ao longo desses anos houve muitas mudanças no rádio, e até hoje, elas não param de acontecer. O cenário tecnológico que estamos inseridos requer uma evolução constante, e o rádio não está ficando para trás. No Brasil, lutamos por uma ampliação na faixa FM (que já é realidade nos EUA), para que possamos ter uma sobrevida nos canais AM e o dobro de emissoras FM. Atualmente existem 1.781 emissoras AM em todo Brasil, destas, 1.378 requereram a migração para o FM. Em Santa Catarina das 108 rádios AM existentes, 100 pretendem migrar.
Para sobreviver é necessário se reinventar. O rádio também está na internet. Utilizar a tecnologia que está disponível só traz benefícios, e a internet acrescenta muito para a radiodifusão. A interatividade e o bom relacionamento que o rádio tem com os ouvintes podem ser vista também na web .
O SERT/SC - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina é a entidade sindical que há 35 anos representa a categoria econômica dos radiodifusores catarinenses na esfera judicial e extrajudicial, e atualmente conta com 209 emissoras no quadro de afiliadas.
Por Marise Westphal Hartke
O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!