Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 31 de Agosto de 2016 @

A sobrevivência do rádio: Equilibrio musical

Publicidade

Olá, como anda a sua programação musical?

Você já deve ter se perguntado: “mas esse tema novamente?”.
 
Desculpe a insistência, mas sim.
 
Independente do seu estilo musical, neste texto vou tocar em dois pontos:
 
Primeiro: o que toca no Radio, é “bom”.
 
Segundo: agora é a vez das mulheres.
 
Considerando o primeiro ponto, eu quis dizer que a escolha de uma música ou artista para colocar em sua programação, vale muito mais do que a audiência. A partir do momento que um ouvinte acompanha um lançamento na grade da emissora, ele entende que é uma coisa BOA. Você me pergunta: qual a novidade?
 
Eu respondo: a novidade é que o Radio é o meio mais rápido a dar CREDIBILIDADE a uma música ou artista. Se uma radio toca tal música, as casas de shows ou contratantes se sentem mais seguros para contratar os shows. Então, deixe que a internet lance os lixos da música. Saiba filtrar o que é interessante para a sua programação.
 
O seu artístico ou programador acompanha, além da internet e crowley, as festas, casas de shows entre outros eventos locais? Tirar a bunda da cadeira, ao invés de somente ouvir outras radios pela internet, é importante para filtrar o que o  seu ouvinte tem buscado ouvir.  Se muita gente tem ouvido a ascensão das  mulheres, é hora de saber quais são as mais ouvidas por ai.
 
Bom, já que citei quais das mulheres os ouvintes estão ouvindo mais, vamos partir para o segundo ponto: agora é a vez das mulheres.
 
Que bom, afinal, o sertanejo estava precisando renovar, tirando de cena muito lixo musical. Mas vamos com calma, pois há cuidados importantes para tanto mulher na programação. Toca-las não tem problema algum, pois são ótimas cantoras. Mas será que o ouvinte está sabendo diferencia-las?
 
Pelo que tenho percebido por ai, os ouvintes não sabem quem é quem, pois ELAS, cantam em tons muito parecidos.
O que fazer então?
 
Para que a programação possa respirar, dentro de um tempo que um sucesso atual, como os Delas, não fique tão distante do outro, inclua apenas uma das meninas a cada 60 minutos, ou seja, de hora em hora.
 
Então tocar Maiara e Maraisa e Marilia Mendonça, seguidas uma da outra, nunca?
 
Nunca, por favor. Caso o ouvinte não tenha um conhecimento mais profundo, vai achar que é uma repetição de artistas. Além do cuidado do estilo de cantar alto, que pode incomodar os ouvidos de alguns dos ouvintes.
 
Infelizmente alguns artistas acham que cantar bem é cantar gritando. Tome cuidado com isso, pois lembre-se que muitos de seus ouvinte estão ouvindo a radio com fones de ouvidos “atochados” em seus ouvidos.
 
Mas você me pergunta: mas temos tantas mulheres surgindo, como fazer?
 
É meu amigo do Radio, está na hora de escolher qual dessas você vai transformar em SUCESSO, e qual vai ficar somente na internet. 


Dúvidas, sugestões e troca de ideias, escrevam para mim: [email protected]

 

Tags: grade musical, programação, projeto, artístico

Compartilhe!

Colunista
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina), com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM), marketing da Rádio Banda B AM 550 FM 107.1 de Curitiba, gestão artística da Massa FM 97.7 de Curitiba e de São Paulo (FM 92.9), além de Head de Digital do Grupo Massa de Comunicação.










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.