Desde a edição do Decreto 8.139 de 07 de novembro de 2013, assinado pela Presidente Dilma Rousseff, em marcante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasilia, onde ficou estabelecido o Processo de Migração das Emissoras de Onda Média para a operação na faixa de Frequência Modulada, são transcorridos exatos três anos.
Volta-se ao mesmo Palácio agora, na manhã de 07 de novembro de 2016, com o Presidente Michel Temer para completar perto de 350 emissoras das 1388 optantes pela Migração em fase de contratação com a União já na faixa FM. A solenidade desta vez é para comemorar a assinatura de 240 termos de adaptação de outorga de AM para FM, que serão processados com a assinatura do Ministro Gilberto Kassab na tarde do mesmo dia 07 no Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações.
Ressalta-se a importância da sequencia e velocidade processual para em curto espaço de tempo, desde a precificação das Outorgas em dezembro de 2015, em menos de um ano, atender mais de 30% das emissoras.
Uma etapa definitiva para ser comemorada pela radiodifusão brasileira, neste novo dia do RADIALISTA, dotando o serviço de OM já em Fequência Modulada, em condições de qualidade da prestação de serviços com as características intrínsecas do FM, agregando o serviço RDS (Radio Data System) e ganhando a possibilidade de entrar nos smartphones dotados de receptores FM. Isso sem falar no impulso dado aos profissionais e empresas da Industria da Radiodifusão no fornecimento de equipamentos de estúdio e transmissão para estas novas centenas de emissoras.
Parabéns à Radiodifusão Brasileira por este processo pioneiro e de grande mobilização.
(c) Eduardo Cappia - Novembro/2016
Tags:
Migração AM-FM, lista, MCTIC, assinatura, FM, 3 anos