Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 12 de Dezembro de 2016 @

A falta de preparo no mercado de trabalho

Publicidade

Estou perto dos estudantes por dirigir um curso técnico profissionalizante de comunicação, a Escola de Rádio no Rio de janeiro. Hoje temos que nos adaptar ao ambiente de trabalho e antes de tudo ter a ideia do que vai encontrar nesse ambiente. Penso que isso deveria ocorrer antes da formatura. 

Como passar, para os que querem aprender, a realidade do mercado e sua rotina desgastante? Na cabeça do aluno existe a fantasia de ser contratado para uma tarefa de jornalismo na qual não teria habilidades para desenvolver. Descobre-se mais tarde que não consegue ultrapassar a timidez ao falar em público, a dar opinião, ao entrevistar e ser colocado na parede pelo entrevistador e uma forma mágica de se enterrar para sair urgente daquele lugar como faz um avestruz.
 
O que ocorre é um abismo entre o que se ensina na faculdade e o que se encontra no mercado. As escolas tradicionais não servem para os dias de hoje. Estão preparando pessoas para um mercado que não existe mais. Como entender isso sem deixar a graduação de lado? O aluno precisa saber o quanto ele é importante para o futuro do meio que vai ocupar. Aqueles que apenas estudam para passar de período e não completam suas horas se informando e estudando profundamente sua atividade, correm o risco de serem formados sem aptidão.

Está na hora das faculdades, graduações e pós graduações pensarem no mercado. Caso contrário, continuaremos tendo apenas estudantes profissionais em sala de aula.

 
 
Tags: rádio, futuro, comunicação, expectativas

Compartilhe!

Colunista
Ruy Jobim

Ruy Jobim é um experiente radialista que atua no Rio de Janeiro. Atualmente trabalha voltado ao mercado publicitário, palestras sobre o comportamento do rádio moderno, produção do Prêmio Escola de Rádio e a direção da Escola de Rádio. 



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.